30 abril 2007

MARINA FERREIRA PRESIDENTE ?

Caso Carmona saia, a solução parece óbvia, ou seja segue-se a linha de continuidade da lista eleita e, por esse facto, não haverá eleições intercalares. Naturalmente que é uma saída possível, a mais desejada pela estrutura dirigente do PSD, mas obviamente muito frágil politicamente, digamos mesmo adversa aos princípios que devem nortear a acção do PSD. Veja-se então:
1º - Seria de novo um remake de uma solução de alteração de presidente sem a necessária legitimidade da ida a votos. Claro que formalmente se pode invocar a ideia de lista, diferente da situação de 2004, mas politicamente a substituição de um presidente por um número 3, sem a necessária legitimidade eleitoral é em tudo idêntica, senão mais grave.
2º - Gravidade essa resultante da experiência entretanto recolhida, bem como da crítica interna feita ao tempo, pelo que tudo indica e aconselha que não se repita tal opção, precisamente em nome da coerência e credibilidade que deve pautar a actuação do PSD.
3º - Por outro lado, nas duas últimas eleições autárquicas, Marina Ferreira foi derrotada na candidatura à Junta de Freguesia dos Olivais. Obviamente que tal facto por si só não pode ser penalisador, mas tem que ser enquadrado na problemática da legitimidade política pois, embora em momento anterior, certo é que se trata de quem perdeu a eleição a uma junta de freguesia e agora, sem ida a votos próprios, assume a presidência da câmara.
4º - Potencialmente conexo com este facto surge a nomeação de Rosa do Egipto para administrador da EPUL, pois quem detinha legitimidade política directa sobre Marina Ferreira (vitória nos actos eleitorais dos Olivais), passa a ficar gestionariamente tutelado e portanto sujeito a uma legitimidade funcional.
5º - O PSD não pode pensar no curto prazo, parece até que está agarrado ao poder, mas importa perguntar qual poder? Pois não se vislumbra na acção da CML um verdadeiro poder, como já referimos anteriormente (in Lisboa administrativa), pelo que até esse argumento não é relevante.
Resta perguntar então qual a razão? Certo é que com esta demora e hesitação o PSD não soube responder à crise, tenta encontrar uma solução administrativa que se revelará um desastre político a médio prazo, pelo que se pede mais arrojo e inovação aos leaders do PSD. Mas tudo isto claro, se Carmona sair...

9 comentários:

Anónimo disse...

pois pois Vexas andam aflitos...depois da amiguita do PP maria josé se ter pirado... agora é a Dra Marina....
Sera que a Lei não é para cumprir??? Sera que se deve entrgar o ouro ao bandido???
e ja agora
Não quer tambem comentar a ACUSAÇÃO do Dr Isaltino Morais... ou não da geito por a sua amiga Doutora Helena Lopes da Costa ser grande apoiante e ter na comissao politica como tesoureiro e VP adjuntosde Isaltino Morais!!!!!
Felizmente Marques Mendes é Coerente... e apesar dos azares de carmona creio que manterá a posição geral que bem defende

Anónimo disse...

Como o Pedro diz, MM está preso por ter cão e preso por não ter. MM defendeu a queda do governo PSD, quando o presidente do partido teve de renunciar; depois defendeu que qualquer autarca arguido devia demitir-se.

Agora teria de ser coerente, mas duvido que o seja. Ele, como um dos pais republicanos, socialistas e laicos disse e cito «tudo para os amigos, nada para os adversários, aos outros cumpra-se a lei». Por isso penso que a vereação em Lisboa não vai cair.

Analisemos a situação se caisse:
- MM ficava sem os seus apoiantes locais, todos acobertados (e várias vezes cada um) na CML e outras autarquias do município:
- teria de haver eleições que seriam uma desgraça para o PSD -e não é preciso ir ler nas estrelas;
- teria de haver um cabeça de lista -escolhido por MM;
- ninguém no seu juízo perfeito aceitava;
- MM ia de cabeça de lista com mais dois, ou três patetas;
- a derrota estrondosa, gerava uma onda que acabaria em eleições presidencias antecipadas e congresso no PSD.
- sem apoiantes, MM perdia e nem as urnas 'voadoras'/chapeladas o salvavam.

Pensam que MM vai largar o 'poleiro' de mão beijada? Tomem juízo, que o 'pequenino' não é parvo e já fez estas contas. Do mal o menos: a incoerência; a Marina; e depois de um vereador dos legumes e fiambre, um vereador arrumador? polidor de esquinas? Qual é próximo na lista?
VV (a ver vamos)

Quanto a Lisboa, que se dane, parece ser a política de MM. Enquanto isto continuam as perseguições pessoais, a mesquinhez, a baixaria moral. Até quando? Até quando?

Pedro Portugal Gaspar disse...

Sobre estes comentários parece óbvia a percepção do segundo, pois é pena que Lisboa não seja prioritária, entre outras opções.
Já quanto ao primeiro, como deve reparar não faço anotações a realidades fora de Lisboa, pois isto é genuinamente alfacinha. Mas já que insiste, fiquei espantado com o que ouvi numa AML e no CN, em que os autarcas do PSD de Oeiras se recusavam a reunir com as CPS recém eleitas. Ora, é bom que se repare, são CPS eleitas já no actual quadro, portanto o seu quadro de legitimidade assenta numa realidade já conhecida, pelo que não percebo essa rebeldia político - estatutária, certamente será por não ser alfacinha.

Anónimo disse...

O Pedro ficou espantado?! Eu não! Depois de ouvir que certos autarcas de Lisboa deviam ser expulsos, por não dizerem amén a opiniões ( não resoluções) de dirigentes regionais, ouvir os mesmos dizer que não respeitam as suas secções é normal.

É a credibilidade de alguns...

A não ser que 'espanto' seja mordaz e aí está perfeito.

Anónimo disse...

POis... E agora que o Dr mendes quer eleições!!! será que continuam a dizer mal dele como é vosso costume??????

Anónimo disse...

pois concordo com o Oeirense muito atento.....
A acusação do Dr Isaltino Morais nada dizem????? Sera porque a Lenicha ser vossa amiga???? Será que não sabem que as pessoas chave dessas comissões politicas são assessores do ISALTINO que CONCORREU contra o PSD

Rodrigo Mello Gonçalves disse...

O Pedro já o disse, e eu reafirmo-o, este blog intitula-se cronicas ALFACINHAS e não crónicas oeirenses. Aliás, como os ilustres comentadores saberão, já há inúmeros blogs sobre Oeiras na área do PSD. Este é essencialmente sobre Lisboa. Também tem tanto que se lhe diga...

Pedro Portugal Gaspar disse...

Sobre o comentário relativo à opção de MM em ir para eleições importa ir ao fundo da questão. Isto é antes de se falar no remédio deve perguntar-se a origem do mal. Quem escolheu a equipe? Quem definiu a estratégia? Quem condicionou a gestão da autarquia, veja-se o já célebre caso da SRU da Baixa comigo próprio? Foi naturalmente MM, por isso essa responsabilidade não pode ser esquecida por esta opção, já reclamada há muito por vários membros do PSD.
Pena é que o PSD tenha deitado pela janela uma vitória nunca antes alcançada em Lisboa, como foi o fim da coligação no Executivo e uma maioria absoluta na Assembleia que nunca soube usar.

Anónimo disse...

Continuo, sim senhor!
Embora eu (anónimo nº 1) tenha dito que MM não iria desfazer a câmara -enganei-me -também disse que ele seria preso por ter cão e preso por não ter. Pois é verdade o que diz Pedro Portugal Gaspar: quem fez as listas? quem (des)governou por telefonema/chamadas ao 'palácio'? quem mentiu dizendo que o não tinha feito? quem foi desmentido e ficou calado? Há só uma resposta a todas as questões.

Para MM Lisboa é areia movediça, acaba por o submergir. Até onde foi a decomposição, que não dá ponto de escape ao presidente do PSD.