24 fevereiro 2007

Afinal havia outra

Em tempos neste blog, abordei as ingerências de Marques Mendes na Câmara Municipal de Lisboa. Foi a propósito do veto exercido sobre o nome do Pedro Portugal para o conselho da administração da SRU da Baixa.

Relembro que na altura, Carmona Rodrigues disse em entrevista ao JN/Antena 1 que tinha retirado o nome de Pedro Portugal a pedido do líder do PSD (pode reler a entrevista aqui).

Rapidamente o gabinete de Marques Mendes desmentiu, afirmando à agência Lusa que, e cito, “o Líder do PSD não se mete em nomeações camarárias”.

Pois bem, hoje em entrevista ao Expresso, Maria José Nogueira Pinto diz:

Nomeou Francisco Ribeiro para presidente da Gebalis. Continua a ter confiança na sua idoneidade e competência?

Como o vereador Sérgio Lipari tem 32 assessores do PSD, é interessante explicar o seguinte: eu não levei ninguém do meu partido para a CML. Pareceu-me que era importante ter à frente da Gebalis alguém que conhecesse a CML e que tivesse trabalhado na área social. Francisco Ribeiro, que é militante do PSD, era o director da acção social. O conhecimento que tinha dele veio da ligação que existiu entre a [Santa Casa da] Misericórdia [de Lisboa] e a CML nos três anos em que eu fui provedora [da Santa Casa]. Pareceu-me uma pessoa com grande qualidade profissional, humana e moral, muito conhecedor da câmara e daqueles problemas todos da habitação social e acção social. Depois, nomeei o segundo elemento do conselho de administração [Clara Costa], que me foi recomendado por Marques Mendes. E eu não tenho nenhuma relutância em aceitar recomendações de Marques Mendes, porque entrevistei a senhora e ela pareceu-me competente.

A recomendação foi directa de Marques Mendes? Ele telefonou-lhe a sugerir esse nome?

Foi-me passada pelo presidente da câmara. Ele disse-me que o presidente do partido tinha muito empenho em que aquela senhora fosse administradora da Gebalis. Entrevistei-a, contratei-a e não tenho nenhuma razão de queixa. Julgo que fez um bom trabalho. Por fim, mantive o elemento do PS [Mário Peças], que também me parece um homem de bom-senso e que conhecia bem a empresa.


Ou seja, Marques Mendes meteu-se, mais uma vez, numa nomeação camarária. Neste caso concreto, nem acho que seja motivo de crítica. Foi uma intervenção pela positiva sem objectivos de sanear ninguém. Pelos vistos, até MJNP elogia o trabalho da senhora em causa. E até acho que fica bem a Marques Mendes “sugerir” pessoas competentes à autarquia.

Mas a questão política que resulta disto é que afinal, e ao contrário do que afirmou, o líder do PSD se mete em nomeações camarárias. Retira nomes nalguns casos e sugere e "empenha-se muito" a nomear noutros.

Quando se constrói todo um projecto político e partidário baseado na credibilidade, não se pode faltar à verdade. Muito menos de uma forma tão óbvia.

É que a verdade é um pressuposto da credibilidade. E sem a primeira, não há segunda…

12 comentários:

Luis Cirilo disse...

Digo, e assumo,que tenho vergonha do estado a que chegou o PSD.
Não porque tenha contribuido para este deprimente estado,mas porque ao fim de 33 anos de história,com grandes lideres como Sa Carneiro ou Cavaco Silva,é deprimente ver o partido a ser dirigido desta forma.
Melhor faria MM,se soubesse é claro,se se dedicasse a fazer oposição a sério em vez de se andar a meter em nomeações camarárias ou eleições distritais.
Mas cada um faz o que sabe...

Anónimo disse...

Então e o Pedro Vinha Costa que foi assessor de Lipari sem nunca lá ter posto os pés?!!! Não me digam que este também não teve o empenho do Marques Mendes. Já para não falar da Marina que só aparece na lista da câmara com o empenho de Marques Mendes (e neste caso também de Azevedo Soares?). Aliás, Marina só aparece nos lugares que já ocupou por empenho de alguém...

Anónimo disse...

A Maria José ainda não viu que isto é só por causa da Helena, do Preto e do Menezes. É que os negócios que vão ser desmascarados foram feitos pelos amigos da Helena do Preto e do Menezes. Não viram já a Helena a gritar? Ela já percebeu que vai ser "apertada"...

Anónimo disse...

Pois é todos sabemos o que significa credibilidade na boca de algumas pessoas. Não tem vergonha. (ponto)

Anónimo disse...

A gestão dos bairros sociais reverte muitos votos, no PSD, para quem os controla. Explicando:
-os boys falam com os moradores;
-cada um fornece uma dúzia, ou duas, de nomes de amigos e familiares -se não fornecer pode ser despejado por qualquer imcumprimento que se arranje;
-essas pessoas são inscritas no PSD;
-são-lhes pagas as quotas;
-nos dias das eleições pagam-se 25/30 euros e o transporte porque muitos não vivem no concelho de Lisboa;
-assim se ganharam uma série de eleições para secções em Lisboa;
-no próximo ano vão começar as rotações de pacotes de inscritos de uma secção para outra;
-vão ganhá-las todas
-o presidente MM sabe de tudo e tem Provas;
o CJN tb.
Alguns chamam a isto credibilidade.

Anónimo disse...

É verdade. Foi assim que o Preto e a Helena tomaram conta disto. E parece que voltaram a estar juntos... É que eles sabem que só os dois juntos podem tomar conta disto. Separados já se viu que deu para que ambos perdessem. O Preto ainda vai contando com a Marina agora a Helena agora só Oeiras e Gaia.
Agora que está quase a ser altura de lugares de deputados toca de voltarem a posicionar-se. Vão voltar a tomar conta disto.
E o Marques mendes que achava que podia tomar conta disto com os mesmos métodos vai ser o primeiro a caír... Enganou-se.
A Paula Teixeira da Cruz, se quiser sobreviver vai ter de utilizar os mesmos métodos por isso apoia o Lipari e a GEBALIS. Conta ainda com uns quantos peões que querem mostrar serviço lá na distrital.
O Carmona também vai ser frito pelos seus "apoiantes" e vereadores. Vão sacrifica-lo quando tiver de ser. Vice já tem... Vai ser por aí.

Anónimo disse...

o que disse este ultimo anónimo tem todo o sentido.foi assim que o Preto,grande amigo do Marques Mendes,ganhou uma serie de secções.com o conhecimento e aprovação do pequeno lider e do secretario geral.
a marosca acabou com as eleições em Algés em que a vontade dos militantes falou mais alto que o trafico de influencias com origem na sede nacional.
alias o Mendes e a sua clique só ganham eleições com habilidades e chapeladas.

Anónimo disse...

foi com chapeladas que a Helena ganhou em Oeiras. O preto e a Helena são farinha do mesmo saco e são comparsas do Menezes. O Mendes é só um aprendiz que não consegue melhor para o ajudar que o Vinha e Costa e o comandante zero com a sua partener Marina. Tudo horrivel. A Paula Teixeira da Cruz é que vai tomar conta disto. Venha o Cavaco e os cavaquistas.

Anónimo disse...

« A gestão dos bairros sociais reverte muitos votos, » 11:49 AM

Pois, grande verdade. Foi assim que o Isaltino ganhou Oeiras, com os africanos dos bairros sociais, os pequenos almoços, os transportes pagos, e as fotocópias do boletim de voto, com a cruz em 'su sítio', com que muitos foram apanhados à boca das urnas.

Grande país o nosso!

Anónimo disse...

Anónimo das 11:49 diz:
O Preto comparsa do Menezes? Ó povo, serenidade. O Preto apoiou com todos os seus capangas a PTC. Teve até um ataque quando soube dos resultados da H e Oriental. É que os capangas dos 'bairros sociais' faltaram à chamada (penso que alguns já tinham sido transferidos para a E) e votaram muitos militantes. Isso tb pode explicar esse descalabro.

A PTC não vai começar a utilizar esses métodos, porque sempre os usou.

O Preto tem mais 'homens' de mão que a Marina. Claro que o Lippari faz jogo de cintura para sobreviver -põe uma vela a Deus e outra ao Diabo- será que no fim alguém o quererá?

O Marques Mendes nunca usou outros métodos que não os das 'chapeladas'. Se cair não é por não fazer cadernos eleitorais fraudulentos.

Aliás se recordarem, o Pacheco Pereira queria um partido sem militantes. Na alturas estes chocaram-se, mas as 'cabecinhas pensadoras' resolveram o caso. Enchem tudo de inscritos e pronto -o poder dos militantes já era. Se alguém ainda pensar que pode opinar de modo diferente «expulsem-se! UH!UH! UH! UH!»

PS -UH! UH! UH ! deve ler-se com som idêntico ao de um gorila para a citação ser correcta.

Anónimo disse...

32 Assessores?!?!?!?!? Mas isso n é nada!! O Presidente rodrigues tem só no seu gabinete 20 assessores. Foi o que ele disse n RTP. Além dessa malt, o Carmona mantém os gabinetes da Gabriela e do Fontão. Ora, cada um destes tinha (tem) mais de 20 assessores. Acresce á listagem de pajens de Carmona os cerca de 60 assessores, alguns ainda santanetes, que foram metidos no Departamento de Apoio à Presidência. E com alguns a ganharem mais de 4 mil euros por mês. E, como se constata, trabalham mto bem!!!

Anónimo disse...

e na emel tá-se a fazer o mesmo. A Marinazita lá está a fazer os fretes ao Preto e à Paulinha. ou será afinal uma estratégia mais dela?