02 janeiro 2007

Comentários neste blog

Decidiram os autores deste blog que, em nome da pluralidade de opiniões e do confronto saudável de opções, deveriam ser permitidos comentários livres no mesmo. E assim fizemos, expectantes sobre este exercício de liberdade tendo em conta algumas experiências recentes de blogs e respectivos comentários.
Falo por exemplo do “LxAutárquicas” ou do “Mudar Lisboa”, onde os próprios blogs eram anónimos, assim como a esmagadora maioria dos comentários que lá apareciam. Mas pior que o anonimato, era o nível do mesmos. O insulto era a palavra de ordem e discussão de ideias, zero! Tal aliás também já tinha acontecido nalguns blogs de Oeiras, a propósito das eleições para a secção de Algés.

Aqui no Crónicas Alfacinhas, também já fomos brindados com comentários anónimos, despropositados, mais preocupados em fazer ataques pessoais do que debater o que escrevemos. É triste, mas é assim.
Há quem não saiba aliar a liberdade de comentar com a responsabilidade do que escreve.
Há quem não saiba discutir, mas apenas insultar.
E há quem não tenha sequer a coragem de dar a cara por aquilo que escreve.

Felizmente, nós neste blog não somos assim. Gostamos de debater, e damos a cara pelo que dizemos. E é assim que devemos estar na política. Mas como nem todos são assim, vimo-nos forçados a activar a moderação de comentários.
Esclareço desde já que todos serão autorizados, inclusive os anónimos, desde que haja respeito. Penso que não será pedir muito…

Saudações Alfacinhas.

6 comentários:

Luis Cirilo disse...

Penso que a vossa decisão é a mais correcta.
Não autorizar comentários é ceder perante os cobardes que nem coragem tem para assumir as suas opiniões.
Se é que alguns conseguem ter opinião para além do insulto gratuito e imbecil...
E,sinceramente,ver esse tipo de gente incomodada com aquilo que escrevemos,assinamos e assumimos é mis um incentivo para continuarmos a ter opinião.

ABA disse...

Sem pretender influenciar a opção tomada, devo dizer que, de um modo geral, a moderação dos comentários é um factor inibidor para o visitante, o que certamente não será a vossa intenção.
Outros blogs com grande número de visitantes optaram por fazer avisos à navegação: sempre que aparece um comment fulanizado e ofensivo, é pura e simplesmente apagado.
creiam que eles acabam por se cansar... e a coisa funciona.

António

Anónimo disse...

Pois pois Rodriguito DE ex PP a militante pela mão do critico a tudo o que o PSD Faça na Câmara Assembleia Municipal e a nível nacional Henrique de Freitas, curiosamente caladito qt ao engenheiro sócrates e Luis Amado demonstraste grande COBARDIA quando evocaste em vão o nome dos Autarcas de Lisboa do PSD para dizeres BEM da tua ex companheira ZEZITA NOGUEIRA PINTO

Rodrigo Mello Gonçalves disse...

"Andam por aí" uns anónimos muito melindrados com a existência deste blog!
Ao anónimozito gostaria apenas de esclarecer, pois deve ter andado desatento, que por acaso, a única vez que eu me referi publicamente (no DN) à Dra. Maria José Nogueira Pinto, foi na altura da pré-campanha precisamente para a criticar pelos ataques que ela vinha fazendo ao mandato do Santana/Carmona.
Quanto à cobardia, volto a frisar que eu aqui estou a dar cara, enquanto que outros vêm aqui, a coberto do anonimato, dizer disparates, pelo que sobre cobardia estamos conversados!
Saudações Alfacinhas e coragem, eu sei que nem sempre é fácil dar a cara, mas verá o meu estimado anónimo que com um pequenino esforço lá chegará! Força...

Anónimo disse...

Concordo com o anonimo anterior completamente. ate porque quando esteve em causa a Presidente da Assembleia Municipal também presidente da Distrital do PSD o Mello gonçalves veio para a LUSA dizer que os membros da Assembleia Municipal não compartilhavam a decisão -correcta- da direcção de bancada de apoiar a dra Paula... Haja memória

Rodrigo Mello Gonçalves disse...

Ao último anónimo, WRONG AGAIN! O que eu disse à Lusa, e pode ser confirmado lendo o take, é que o comunicado não foi discutido no grupo municipal e que um grupo de deputados queria uma reunião para discutir o assunto! Tão simples quanto isto... E obviamente, não citei ninguém sem o seu consentimento prévio.