10 fevereiro 2009

LISBOA - CAPITAL DO CHARME

No nº 61, Janeiro de 2009, na revista "Turismo de Lisboa", verifiquei o editorial de António Costa (pág. 8), bem como reportagem/notícia referente ao tema "Lisboa capital do charme" (págs. 31 a 33), no qual era publicitada a venda dos 6 palácios para a conversão em hóteis de charme na capital.
Foi devidamente conhecida e noticiada a reunião de 23 de Janeiro da Comissão da Assembleia Municipal que presido (Habitação, Reabilitação Urbana e Bairros Municipais) que concluiu pelo chumbo de tal iniciativa do Executivo, principalmente devido a:
- Actual conjuntura económico-financeira negativa para o efeito;
- O total da receita a obter, caso se restrinja ao valor base da licitação é muito reduzido, recorde-se 12 milhões e 700 mil euros para a totalidade dos 6 palácios;
- Não está inequívoco que se destinem exclusivamente à hotelaria;
- Importa discutir se não há outras opções políticas para a gestão de tal património que não seja a alienação.
A citada proposta não está agendada para a reunião da Assembleia Municipal de 17 deste mês, pelo que se presume que a Câmara a irá reformular, seguindo um caminho mais prudente nesta matéria, como aliás o aconselhámos, pelo que devia ter evitado a publicidade antes da aprovação, por mais convencida que estivesse da aprovação em sede de Assembleia Municipal.
Este é o trabalho de oposição/fiscalização que deve ser feito, fundamentado e coerente em prol de Lisboa, não foi de terra queimada como alguns apaniguados do PS o intitulam. Não, foi claramente em defesa dos interesses da cidade, evitando situações simplistas, que obviamente são as mais cómodas a tomar, mas essa nunca foi a minha postura na Assembleia Municipal, estaremos atentos até ao final do mandato, pois muita luta política se avizinha.

1 comentário:

Anónimo disse...

Esta de vender ao desbarato é um modo de poder depois dizer que se diminuiu a dívida...Isso e só pagar 50% do que se deve!

Já repararam que a CML escreve a todos a quem deve propondo um negócio: ou aceitas 50% daquilo a que tens direito e pagamos já; ou vai para tribunal e daqui a cem anso talvez vejas algum.

Assim se faz o sanamento financeiro e se engana o povo.
1º diz-se que «a dívida é do Santana»; é MENTIRA foi o Soares que a lá deixou, mas como o povo é estúpido, nem vê;
2º paga-se metade do que se deve e diz-se que se saneou a dívida astronómica.

Bravo! Onde a irmã Paulinha o irmão Preto e o irmão MM nos deixaram...

nb -irmãos uns dos outros, claro