24 outubro 2008

Gebalis e a campanha

Ao serem conhecidos os resultados da auditoria à Gebalis, houve quem, a correr, quisesse logo fazer aproveitamento político deste caso. Era outra vez a "herança santanista" na CML, o resultado da sua acção, etc.

Convém esclarecer desde já alguns pontos:

Os administradores em causa foram nomeados pela então vereadora Maria José Nogueira Pinto, então militante e autarca do CDS.
Tal aconteceu no mandato Carmona Rodrigues, já Santana não era Presidente.

Em relação a cada um dos administradores:

1) Francisco Ribeiro foi uma escolha pessoal de Nogueira Pinto.

2) Clara Costa foi indicada por..... Marques Mendes! Lembram-se? Pois, precisamente o senhor que falava da credibilidade e da ética, e que publicou recentemente um livro!

3) Mário Peças foi reconduzido, porque era o elemento do PS que já lá estava.

Recordemos uma célebre entrevista de Maria José Nogueira Pinto ao Expresso em 24.02.2007

"Nomeou Francisco Ribeiro para presidente da Gebalis. Continua a ter confiança na sua idoneidade e competência?

Como o vereador Sérgio Lipari tem 32 assessores do PSD, é interessante explicar o seguinte: eu não levei ninguém do meu partido para a CML. Pareceu-me que era importante ter à frente da Gebalis alguém que conhecesse a CML e que tivesse trabalhado na área social. Francisco Ribeiro, que é militante do PSD, era o director da acção social. O conhecimento que tinha dele veio da ligação que existiu entre a [Santa Casa da] Misericórdia [de Lisboa] e a CML nos três anos em que eu fui provedora [da Santa Casa]. Pareceu-me uma pessoa com grande qualidade profissional, humana e moral, muito conhecedor da câmara e daqueles problemas todos da habitação social e acção social. Depois, nomeei o segundo elemento do conselho de administração [Clara Costa], que me foi recomendado por Marques Mendes. E eu não tenho nenhuma relutância em aceitar recomendações de Marques Mendes, porque entrevistei a senhora e ela pareceu-me competente.

A recomendação foi directa de Marques Mendes? Ele telefonou-lhe a sugerir esse nome?

Foi-me passada pelo presidente da câmara. Ele disse-me que o presidente do partido tinha muito empenho em que aquela senhora fosse administradora da Gebalis. Entrevistei-a, contratei-a e não tenho nenhuma razão de queixa. Julgo que fez um bom trabalho. Por fim, mantive o elemento do PS [Mário Peças], que também me parece um homem de bom-senso e que conhecia bem a empresa."

Fica portanto claro que Santana não tem nada a haver com isto!

Dito isto, e sobre o processo queria apenas dizer o seguinte. Defendo que estas investigações vão até ao fim e que a verdade seja apurada. E se a justiça tiver que actuar, que actue.


Actualização: quem quiser ler o processo clique aqui.

10 comentários:

Pedro Portugal Gaspar disse...

Importa de facto recordar como surgiram estes administradores, agora já com acusação deduzida. Não resisto a sublinhar o caso Carla Costa, principalmente pela ingerência Marques Mendes, "o ético", em que me veta para a SRU da Baixa, mas propõe alguém, pelos vistos agora acusado. São estas espertezas do "ético" que contribuiram para a balcanização do PSD

Anónimo disse...

O Autor deste blogue devia ter vergonha na cara pelo que fez na Gebalis na companhia do seu "amigo" Lipari.
Desdobramentos e transferências baseados nos critérios da filiação partidária, da amizade e
compadrio.
Organização de festas e mais festas fazendo parecer a Gebalis uma máquina de propaganda política muito oleada.
Na altura o vogal da direcção era o mesmo mas deu tanto jeito......

Rodrigo Mello Gonçalves disse...

Caro anónimo,

Queria esclarecê-lo que eu não sou a pessoa a que se refere.
Quem esteve na Gebalis foi o Rodrigo Gonçalves (da Silva), presidente da junta de S. Domingos de Benfica.
Mas esta confusão de pessoas já surgiu por várias em diversas circunstâncias. Aliás era um pouco estranho que ele tivesse escrito as coisas que eu aqui já escrevi...
Como o próprio Rodrigo Gonçalves (da Silva) terá dito uma vez, igual mesmo, só o nome, tudo o resto, não tem nada a haver!

Anónimo disse...

Pois!
Eis os processos cirurgicos -só aos anos de gestão PSD!
Eis a «confusão» orquestrada pela esquerda -a tal que tinha uma cvereadora com casa do seu departamento -ao menos a Lenucha dava sos amigos (sic).
Eis que a gritaria histérica é amplificada pelos do costume dentro do PSD.
Eis que agora até sei que, as lagostas e trufas comidas ao domingo, em alegres almoçaradas à custa dos maus impostos, foram de uma afilhada do MM -é a 'elite' no seu melhor.

Tenho que me baptizar outra vez, a ver se arranjo padrinhos...Tb quero tacho, panela e panelão!

nb -os meus padrinhos já faleceram, paz à suas almas

Anónimo disse...

Espero que aceite o meu pedido de desculpas.

Rodrigo Mello Gonçalves disse...

Está aceite.

Como lhe disse, não é a primeira vez que nos confundem, e não deverá ser a última.

Saudações alfacinhas.

Anónimo disse...

Eu que conheço, alguns mìnimamente outros muito bem, continuo a espantar-me com a falta de vergonha dr certos "indígenas": são mestres da trafulhice,corruptos e corruptores, aperoveitam-se da posição que têm para usar a seu belo prazer os dinheiros públicos, praticam o total desrespeito pelos que os cercam, e ainda têm a petulância e estupidez para virem para os diversos blogues comentar como se fossem impolutos- A raiva de alguns é porque. apesar de não estarem mal, nâo foram suficientemente "ardilosos" para conseguirem estar num sítio que lhes permitisse aquilo que agora censuram nos outros. Eu sei do que falo.
Fatuchinha

Anónimo disse...

Balcanização e SRU, SRU, SRU.....Professor Pedro Portugal, estamos enjoados! Um ano e tal a falar do veto??? A sua vida política resume-se a isso? Chiça!!!!

Anónimo disse...

O PPG a falar do veto e os afilhados da 'elite' (incluindo PS's...)a roubar, dizendo que são os outros.

Yalvez a repetição seja necessária -assim ninguém poderá dizer que não ouviu/viu e que não ENTENDEU!

Anónimo disse...

sou muito humildezinha e gostava era de ver a minha cidade limpa, os contentores despejados, as ruas varridas, as passadeiras pintadas a fim de não estarmos constantemente sujeitos a atropelamentos dada a falta de cerimónia dos selvagens automobilistas que nos invadem diariamente, haver escadotes nos cemitérios a fim de não termos de andar à procura de algum e quando o encontramos não tem uma perna ou falta-lhe um degrau o que faz de nós malabaristas para pôr umas florinhas aos antepassados, enfim o que eu queria creio que todos os municipes queriam, um controlo de despesa para que nada falte a esta cidade que paga bons impostos à câmara. O que não posso aceitar sem nausea é que andem todos no forró à minha custa, e quando digo todos não me engano, seja de que partido forem pensam sempre no bolso primeiro e em levar a vida e mais alegre possivel e nós os deserdados? Os pagantes? Os desgraçados? Alguém se lembra do povo a não ser para lhe sacar a massa? Quando se reclama ou se pede algo a resposta é sempre a mesma, não há verba! Como pode haver com tanta honestidade de gestão? Nesta terra onde nasci vive-se e morre-se desiludido...Por favor, por favor, não pensem tanto nos partidos, atendam mais às pessoas e às suas reais necessidades! Sou anónima porque não sou ninguém neste mundo de iluminados, a melhor assinatura seria REVOLTADA!