05 outubro 2007

PRAÇA DO COMÉRCIO

Ao aproximar-se mais um fim-de-semana ocorre mais uma jornada pedonal e de lazer na Praça do Comércio, também ainda conhecida como Terreiro do Paço, constituindo um primeiro marco da gestão António Costa na capital.
Mas sobre isso veja-se a Moção que apresentei na Assembleia Municipal, a 2005/12/20, mais propriamente a Moção nº 2 dessa sessão, aprovada por unanimidade (pág. 57 da acta correspondente, nº 3), cujo segundo ponto deliberativo diz: "Recomendar ao Executivo, a importância e necessidade de uma definição política de actuação para a Praça do Comércio, como um desiderato do actual mandato da C.M.L., por forma a valorizar tão importante espaço público.".
O repto político já estava lançado, por meu impulso, em particular do PSD e em geral de toda a Assembleia, pelo que o Executivo não fez mais do que vir a terreiro iniciar a resposta a tal deliberação da Assembleia Municipal. Mas engane-se o Drº António Costa se pensa que com tal medida de animação domingueira, ainda que positiva, deu resposta à definição política que se exige e reinvindica para uma das praças mais bonitas da Europa.
Não, é curto. Aliás faz lembrar as iniciativas, também domingueiras, de João Soares que foi colocar os lisboetas de patins e bicicletas ao longo da Av. da Liberdade, vindo de seguida a sair de "patins" da presidência da Câmara. Pode então significar que António Costa, apanhando a embalagem da Praça do Comércio, vá borda fora, eventualmente mais cedo do que se pensa.
Por nós, depois de ultrapassada a "tralha mendista", portanto já livres da perseguição e balcanização, tudo faremos, nomeadamente colhendo as sementes que pudemos semear, de que é exemplo esta Moção, para iniciar o combate à actual gestão camarária e devolvê-la ao verdadeiro PPD/PSD. Vamos a isso!

4 comentários:

Anónimo disse...

Estas medidas avulsas que este executivo camarario tem feito deviam de serem repudiadas tambem pelo presidente da junta local, mas pelo sua historia socialista apoia a acção, essa situação tem sido prejudicial para os moradores da baixa, por ficarem proibidos e sairem de carro ou receberam visitas , devido ás imensas filas que se formão na zona aos domingos.

Por isso os moradores da zona só podem dizer

Obrigado Pedro Portugal

( excepto o presidente da junta )

Diogo Moura disse...

Viu a moção que apresentámos na ultima reunião da AML?

http://cds-pp-lisboa.blogspot.com/2007/09/mobilidade-deputados-municipais-do-cds.html

É engraçado como o BE se absteve. Segundo a memória não me falha, não foi o próprio Sá Fernandes que no início do lançamento do Terreiro do Paço sem carros prestou declarações em como Lisboa não ter condições para esta iniciativa?

Ah pois, é ele que tem uma coligação, o BE na AML não...

Anónimo disse...

Estas acções são muito bonitas para aparecer no 'boneco'. Realmente na TV, fica bonito, ecológico e cultural -como dizia o bonecpo do João Soares no ««Contra-Informação». Mas são medidas que nada adiantam à qualidade de vida dos cidadãos. Não é por ter uma praça vazia que os 'putos' andam mais de skate. Quantos às bicicletas são impossíveis nas zonas de colinas -as mais antigas da cidade. Assim sendo e para mim è tudo 'fogo de vista' ou seja foguetório.

Concordo com o Pedro quando se diz que a paraça deveria ter outra utilização que de Instituições do Estado. Aqui está a questão -como fazê-lo?

Quanto à tralha mendista continua a fazer 'porcaria' nas freguesias e na AML -pelo menos consta! Vai ser difícil limpar o nome do PSD depois disto...E o problema é que eles nem se enxergam!

Pedro BH disse...

O Pedro Portugal Gaspar acha positiva a decisão da CML de fechar o Terreiro do Paço à circulação automóvel aos domingos?

Interessante! E porque acha positiva? Será que os lisboetas têm razões para se deslocar a pé àquela praça nobre da cidade? Degradada há anos. Há anos sem utilização que não seja a mesmíssima circulação automóvel?

Que sugestões de utilização para aquela Praça sugeriu na sua Moção?
Gostava de ler porque na verdade, na condição de cidadão comum, tenho pouco acesso a tais documentos.

Já agora, uma outra dúvida. Quem é o verdadeiro PPD/PSD? São os mesmo que não descansaram enquanto não derrubaram o executivo Carmona e que marcadas as eleições vieram em seu apoio? É a «tralha mendista»?

Sou e sempre fui social-democrata e nunca me revi nesses discursos.
Responderá isto à sua dúvida sobre quem eu penso serem os verdadeiros sociais democratas!