20 setembro 2007

Parque Mayer

A Câmara Municipal de Lisboa decidiu abandonar de vez o projecto de Frank Ghery para o Parque Mayer. António Costa disse mesmo que esse era um projecto datado e ultrapassado. Confesso que não lhe conhecia esta veia de grande arquitecto, de urbanista da modernidade.

Este país de facto não tem emenda. A nossa cultura miserabilista acaba sempre por predominar e fazer o seu caminho. Uma obra de um grande arquitecto internacional em Lisboa? Uns milhões de euros investidos numa reabilitação do coração de Lisboa? Claro que não. Somos pobrezinhos e pequeninos! E pelos vistos queremos continuar a sê-lo…De nada nos servem os exemplos de outras cidades europeias. Essas cidades serão seguramente geridas por irresponsáveis e demagogos. Então os ex-presidentes de Câmara de Barcelona, esses deviam estar todos atrás das grades!

Mas o mais inacreditável, é que com esta medida António Costa manda pela janela fora cerca de 2,5 milhões de euros, ie, aquilo que já tinha sido pago pelo estudo de Ghery. Pura e simplesmente passou a ser dinheiro deitado à rua. Isto para já não falar do tempo que pelos vistos também se perdeu, e que agora se irá perder no recomeçar de todo um processo. E já agora, será que ele também vai prescindir das receitas do Casino?

Com esta decisão, Lisboa ficou mais pobre. Cultural e arquitectonicamente. Foram apenas e só 6 anos de trabalho e dinheiro em vão.
É triste, mas é assim…

2 comentários:

Anónimo disse...

Caro Rodrigo ,
isto é sem duvida alguma o espelho que se passa no pais, É lamentavel ver as outras cidades Europeias em crescimento e Lisboa a ficar cada vez mais pobre...É lamentavel ver um trabalho feito pelo Ex- Presidente PSL que iria trazer mais cultura a Lisboa, mais Investimento a lisboa mais valias à Cidade, para agora ficar tudo na mesma, se calhar é mais facil para alguns ver lisboa cair aos poucos, não me espamta nada ver daqui a uns nos lisboa ser a um grande monte de ENTULHO.
É triste. Mas o que me incomoda mais é que Os lisboetas não acordam para a realidade...

Acho que o Novo presidente da CMl, esta a comandar a Cidade de lisboa como se fosse um jogo de computador muito conhecido ( sim City )....Sr Presidente Pare de fazer DELETE à CIDADE!!!

Anónimo disse...

A esquerda arruaceira e caceteira só reconhce os seus: se fazem é excelente -tanto o bom como o mau. Quem não é de esquerda não é gente e por isso tudo o que diz ou faz não presta.

Lembram-se do falecido Crus Abecassis ter proposto expulsar os ministérios da Praça do Comércio e transformar a zona num centro cívico com lojas e hotéis? Foi o fim do mundo, chamaram tudo ao Eng., duvidaram da sua sanidade mental era pois um tremendo disparate (sic). Tivemos o coro do costume PS+PCP+MDP+UDP+jornalistas+ comentadores de referência. A panóplia toda.

20 anos depois João Soares teve a Mesma ideia -era a genealidade da esquerda em acção.

20 anos perdidos...