12 fevereiro 2007

Lx Terramoto

Abalo de 6 graus sentido em Lisboa e sul do país

O Instituto de Meteorologia registou hoje, cerca das 10:36, um sismo de grau 6 na escala de Richter, com epicentro a 160 km do cabo de S. Vicente. O abalo foi sentido especialmente na zona metropolitana de Lisboa e nos distritos de Leiria, Santarém, Évora, Beja e Faro, entre outros. Uma fonte do Regimento Sapadores Bombeiros de Lisboa, citada pela agência Lusa, adiantou que não foi recebido nenhum pedido de ajuda. O Serviço Nacional de Bombeiros e Protecção Civil ainda não conhece eventuais danos causados pelo sismo.

1 comentário:

Anónimo disse...

Quem como nós vive sobre uma zona de falhas sísmicas e de vulcões, tem de saber que isto acontece.
O meu problema é se nós estamos preparados para o de grau 10...

Se querem saber uma 'anedota' de sismos e autarcas eu conto:
-Há alguns anos os habitantes de uma rua em Lisboa, situada sobre uma falha sismica e cujo solo é uma duna consolidada, queriam escavar a zona de topo da duna para fazer um parque subterrâneo. Quando vi a movimentação disse-lhes que a CML nunca iria permitir tal patetice. Os autarcas não acreditaram e o projecto foi à CML.
Chumbado liminarmente e quando vieram para trás, houve um que perguntou como é que eu sabia que ali era perigoso. Cultura geral -e expliquei novamente, o que eles por vago, tinham ouvido na CML. Quando ouviu que a rua é o sítio mais perigoso de Lisboa, conjugando solo e construção, o valeroso autarca pediu-me que não espalhasse a notícia, pois faria baixar o preço do imobiliário...
Como não sou perito em sismologia, vulcanologia, ou mesmo geografia
não sei como tais pessoas sem cultura geral média continuam autarcas...
Ainda bem que eu não vivo em tal freguesia.