29 setembro 2007

28 de Setembro: O PSD foi devolvido aos militantes!

VITÓRIA ...LISBOA

Terminaram as eleições directas do PSD, onde saiu vitoriosa a candidatura da tolerância e da alma militante do PPD/PSD. É tempo de unir e não de dividir, é tempo de escolher e não de vetar, é tempo de atacar e não de recuar. Enfim é tempo de devolver o PSD às suas gentes.
Lisboa foi, ao tempo, a coroa de glória de Marques Mendes, pois foi o exemplo da escolha acertada e paradigmática de uma nova gestão autárquica. Mas, com o decorrer do tempo, verificou-se que Lisboa constituiu o exemplo da incapacidade de mando de Marques Mendes. Pior, foi o espelho da intolerância, perseguição, verdadeira balcanização do PSD na capital, cujo resultado final deu 15% em 15 de Julho. Devido a Lisboa as eleições para Presidente do PSD foram antecipadas, em Lisboa Marques Mendes perdeu, como de resto na generalidade do país, pois também a "paisagem" compreendeu o que se passara em Lisboa e não quis viver mais com esse "despotismo ignorante".

Sem emenda...

Só soma derrotas. A da Câmara de Lisboa, quando a entregou ao Partido Socialista. A forçada demissão da Distrital do PSD. E , ontem , a derradeira e final derrota nas eleições directas do nosso partido. Tanta derrota é motivo suficiente para , em política, assumir os erros de uma vez por todas... Mas, nao foi o que aconteceu.E sem emenda , a Dra Paula Teixeira da Cruz , nem na derrota conseguiu ter a humildade dos Grandes e sair com dignidade. As declarações que ontem proferiu , criticando o Presidente eleito, não são nada abonatórias do seu espírito democrático. Pior que um mau perder, só mesmo uma má perdedora ... Mas, perdeu. E ganhou o PSD. Graças a Deus!

Vitória

VITOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOO
OOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOO
OOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOO
OOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOO
OOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOORIA!
ESMAGADORA!

28 setembro 2007

A escolha


Hoje é dia de eleições no PSD.

A opção com que se confrontam os militantes é relativamente simples.

De um lado, temos mais do mesmo. Isto é, um PSD sem rumo, sem chama, sem esperança. Um PSD cinzento, incapaz de mobilizar os militantes e atrair os eleitores.
Um PSD incapaz de fazer oposição credível ao Governo, que perde os debates parlamentares, que tem vergonha do seu passado, que não descola dos 27/28 % nas sondagens. Um PSD divido, com um Presidente que mais parece um líder de facção, que persegue opositores, que deita abaixo as suas próprias Câmaras Municipais, que separa os arguidos em bons ou maus consoante o apoiem ou não, que se arma em juiz condenando na praça pública aqueles que a justiça presume inocentes.

Do outro lado temos a novidade, temos uma Nova Esperança.
Temos um homem que tem provas dadas como governante, nacional e local. As sucessivas vitórias e maiorias em Gaia são bem demonstrativas da sua capacidade. A obra que fez naquele concelho, essa, está à vista de todos. As transformações ocorridas em Vila Nova de Gaia nos últimos anos são bem elucidativas do espírito inconformista de Luís Filipe Menezes, da sua capacidade de acção e mobilização, da sua vontade reformadora e modernizadora.
Nestas eleições Luís Filipe Menezes representa a mudança, o corte com os métodos e esquemas pouco ortodoxos do actual PSD, com o cinzentismo pouco democrático que se instalou na S. Caetano à Lapa, enfim, com a inevitabilidade das derrotas.

Uma é coisa certa: Quem está actualmente não serve. Como estamos não podemos continuar, sob pena de chegarmos a 2009 e repetirmos os 15%.

Temos de mudar. Temos de substituir quem já provou não estar à altura das responsabilidades que lhe foram atribuídas. Temos de dar uma Nova Esperança ao PSD e aos seus militantes e simpatizantes.

Por tudo isto, eu hoje irei votar LUÍS FILIPE MENEZES.

Parabéns Santana!

27 setembro 2007

Santana Lopes na Sic-Notícias

Apesar do Henrique já ter abordado o assunto...

O insólito aconteceu na SIC-Noticias.

Critérios editoriais levaram a que se interrompesse uma entrevista para acompanhar em directo a chegada de um treinador de futebol ao aeroporto de Lisboa.

Acontece que quem estava a ser entrevistado era um ex-Primeiro-Ministro.
Acontece que ele estava lá, a convite da estação para falar sobre a delicada e grave situação que vive o maior partido da oposição.

É inadmissível que se interrompa tal entrevista por causa da simples chegada de um treinador de futebol.
É de uma tremenda falta de respeito, não só para com o entrevistado, que ainda por cima é um ex-Primeiro-Ministro, mas também para com os telespectadores.

Esteve muito bem Pedro Santana Lopes ao recusar continuar a entrevista, terminado o directo no aeroporto. E esteve melhor ainda ao aguardar serenamente o retomar da mesma, para explicar porque é que não continuava.

A sua atitude dignificou a classe política e representou uma verdadeira bofetada de luva branca num tipo jornalismo sensacionalista, digno do terceiro mundo.

Mal vai uma estação de televisão, supostamente dedicada às notícias e à informação, quando assim procede.
E pior teria sido se o entrevistado tivesse pactuado…

Aqui ficam os meus parabéns a Pedro Santana Lopes.

Aplauso

Aplauso, merece Pedro Santana Lopes pela dignidade e postura de estado que ontem demonstrou na entrevista à SIC Notícias. Ser interrompido por imagens de um treinador de futebol , enfiado num Mercedes, só desqualifica a estaçao de televisão em causa. Tive orgulho em ser do PSD naquele momento. Se comecei com um aplauso , só posso terminar com uma ovação!

24 setembro 2007

QUOTAS E ARGUIDOS...

O país está preso pela decisão do PSD sobre quotas. Dir-se-à magna questão política que mobiliza a sociedade, em especial os militantes do PSD, que obviamente percebem o sentido estratégico, de fundo, para o país que é a problemática das quotas. Mas enganem-se os mais incautos que não se trata de uma máquina de cobrança de receita eficaz, augurando um bom desempenho nas Finanças quando o PSD voltar ao poder. Não, o que está em causa é uma máquina que não quer receber receita, que dificulta o pagamento, que não aceita numerário (único meio de pagamento com curso obrigatório), é mesmo um fenómeno tão próprio e original, criado por Marques Mendes, que os académicos têm designado como a "antítese da receita sem constituir despesa".
Já quanto aos arguidos, o consulado Marques Mendes conseguiu impôr uma doutrina muito própria, a qual também abalou o mundo académico, designada por "Presunção de culpa política do arguido como presumível inocente jurídico". Claro que o nó cego é total, em especial quando são explicadas simultaneamente à sociedade portuguesa.
Evidentemente que esta ficou tão esclarecida que deu 15% em Lisboa, pelo que é tempo de despachar, a 28 de Setembro, estes "originais".

Unir o Partido...

O ainda Presidente do partido tem andado por aí a dizer que é o único candidato que pode unir o partido para 2009, e que o fará quando for eleito.

Esquece-se o Dr. Marques Mendes que nos últimos 2 anos e meio, ele já era o Presidente do Partido, pelo que já deveria ter promovido há muito a unidade do PSD. E não o fez!

Mas pior do que não ter promovido a unidade, foi ter sido agente directo na divisão e na guerrilha interna, com requintes de malvadez dignos de um verdadeiro líder de facção.

Na memória dos alfacinhas sociais-democratas mais atentos, continua bem presente a interferência de Marques Mendes e o seu veto ao nome de Pedro Portugal Gaspar para a SRU da Baixa, e que levou ao fim da coligação e da governabilidade da Câmara Municipal de Lisboa.

Relembro que o Pedro Portugal tinha sido convidado pelo então Presidente da Câmara, Carmona Rodrigues, e tinha aceite. No entanto, a proposta que foi a votos em reunião de Câmara não continha o seu nome, e quando questionado, Carmona disse sempre que a votação do nome em causa “tinha sido adiada a pedido do Presidente do PSD, pois carecia de uma reflexão partidária”.

Este é um bom exemplo da unidade “à la Marques Mendes”. Vetos e perseguições a quem não o apoia no partido. Usando inclusive um organismo, neste caso a Câmara de Lisboa, para esses fins. Uma vergonha é o que é!

Quem dividiu e perseguiu nestes últimos 2 anos, não será agora que vai unir e chamar todos a colaborar.
E mesmo que o apregoe dia sim, dia não, toda a gente percebe que não passa da mais descarada falta de vergonha, e de um enorme desespero de quem já percebeu que no dia 29 de Setembro já não será Presidente do PSD.

Já chega!

Já chega! Perderam a Cãmara de Lisboa. E de forma vergonhosa. Com 15% de votos. E , ainda, andam por aí a falar de estabilidade e credibilidade. Só se for a estabilidade da derrota e a credibilidade da "chapelada" no pagamento de quotas. O que se sabe da "limpeza" de cadernos eleitorais desqualifica tudo e todos na Sáo Caetano à Lapa. Nunca se viu nada assim na história do PSD. Vamos mudar. Porque é , mesmo, a sobrevivência das nossas cores que está em causa. Mendes nunca mais. Já chega!

23 setembro 2007

Coligações alfacinhas...


20 setembro 2007

Parque Mayer

A Câmara Municipal de Lisboa decidiu abandonar de vez o projecto de Frank Ghery para o Parque Mayer. António Costa disse mesmo que esse era um projecto datado e ultrapassado. Confesso que não lhe conhecia esta veia de grande arquitecto, de urbanista da modernidade.

Este país de facto não tem emenda. A nossa cultura miserabilista acaba sempre por predominar e fazer o seu caminho. Uma obra de um grande arquitecto internacional em Lisboa? Uns milhões de euros investidos numa reabilitação do coração de Lisboa? Claro que não. Somos pobrezinhos e pequeninos! E pelos vistos queremos continuar a sê-lo…De nada nos servem os exemplos de outras cidades europeias. Essas cidades serão seguramente geridas por irresponsáveis e demagogos. Então os ex-presidentes de Câmara de Barcelona, esses deviam estar todos atrás das grades!

Mas o mais inacreditável, é que com esta medida António Costa manda pela janela fora cerca de 2,5 milhões de euros, ie, aquilo que já tinha sido pago pelo estudo de Ghery. Pura e simplesmente passou a ser dinheiro deitado à rua. Isto para já não falar do tempo que pelos vistos também se perdeu, e que agora se irá perder no recomeçar de todo um processo. E já agora, será que ele também vai prescindir das receitas do Casino?

Com esta decisão, Lisboa ficou mais pobre. Cultural e arquitectonicamente. Foram apenas e só 6 anos de trabalho e dinheiro em vão.
É triste, mas é assim…

19 setembro 2007

Debate

Num debate, geralmente classificado como morno, ressalta uma frase. E ela é de Luís Marques Mendes:

"Tenho orgulho na obra feita em Gaia"

Pois. Ele pode dizer isto. Penso que qualquer militante, com dois dedos de testa também o dirá.

O que já não podemos dizer é que temos orgulho na obra feita na São Caetano à Lapa. Isto, claro, no tal pressuposto dos dois dedos de testa...

15 setembro 2007

Noites de nevoeiro...


Eleições na I

Ontem tivémos eleições na secção I.

Os vitoriosos da noite foram:

Para a Comissão Política: Sérgio de Azevedo

Para a Mesa: Henrique de Freitas.

Parabéns aos 2 e respectivas equipas!

12 setembro 2007

Santana responde a Mendes

Pedro Santana Lopes já respondeu, e bem, às inaceitáveis declarações de Mendes.

Pode ler aqui.

11 setembro 2007

Foi há 6 anos...



Mas nós nunca esqueceremos...

10 setembro 2007

Aí vai mais uma...

Não queria acreditar quando li isto! Mas é de facto verdade que ele o disse. Leia lá:

Marques Mendes disse estar a »sofrer na pele« as consequências dos critérios de escolha do seu antecessor, Santana Lopes, porque não tem no Grupo Parlamentar do PSD «dois ou três especialistas em macroeconomia, um em saúde e um em agricultura».

«Um grupo parlamentar assim deve ter sido feito numa noite de nevoeiro», ironizou.

In DiárioDigital


Então admite-se que um Presidente do Partido fale nestes termos do seu Grupo Parlamentar?? Saído de uma noite de nevoeiro?? Depois ter ajudado a deitar abaixo a Câmara de Lisboa vem agora enxovalhar o Grupo Parlamentar??
Mas este homem perdeu completamente a cabeça??

Outros líderes partidários referiram se em tempos ao respectivo grupo parlamentar como "a banda", e tiveram o fim que sabemos...

E por acaso, esqueceu-se Marques Mendes que, nessa lógica, também ele veio do nevoeiro?

É caso para dizer que uma presidência destas deve ter sido forjada na Noite das Bruxas.

Daqui lanço um apelo aos parlamentares do PSD:

Deputados de todos os distritos, uni-vos! E correi com quem todos os dias prova não estar à altura das suas responsabilidades!

Esta agora...

O líder do PSD atribuiu a perda da Câmara de Lisboa à conjugação de vários factores, nomeadamente a vitória sem maioria absoluta conseguida por Carmona Rodrigues, a coligação com o CDS-PP desfeita passado um ano e os desentendimentos que o presidente da autarquia foi tendo com alguns vereadores. in DiarioDigital

E já agora a culpa é também do Pai Natal, da Rena e do palhaço que vai no comboio ao circo!

É preciso descaramento para vir dizer uma coisa destas quem no passado muito ajudou a que a Câmara caisse. Ou alguem já se esqueceu que na origem do fim da coligação está uma votação de uma proposta, que Carmona teve de alterar porque Marques Mendes vetou o nome do Pedro Portugal?

A CML caiu por não haver maioria absoluta??
Nunca o PSD teve uma vitória tão forte como em 2005, com maioria nas juntas e Assembleia Municipal. E Pedro Santana Lopes, não teve tambem o mesmo número de vereadores? Não tinha a agravante de ter uma maioria de esquerda nas juntas e assembleia? E o executivo durou 4 anos. Mesmo com as entradas e saídas!!
Mas houve uma coisa que Santana não teve: a oposição do então presidente do Partido e a oposição do então presidente da Distrital. E isso faz toda a diferença...

Credibilidade?!?!?

O líder do PSD, Marques Mendes, revelou hoje que Carmona Rodrigues lhe pediu para abandonar a presidência da Câmara de Lisboa quatro meses antes da queda do executivo, que levou à realização de eleições intercalares.

«Quatro meses antes da queda, [Carmona Rodrigues] pediu-me para se ir embora. Aguentei-o até ao possível», afirmou o líder do PSD num debate com militantes do partido no Fórum da Maia, escreve a agência Lusa. in Diário Digital
Quanto mais se vai sabendo...

06 setembro 2007

Nota

Tinha publicado um post sobre as incoerencias da Distrital ao marcar eleições para uma secção, numa altura em que decorre um processo eleitoral de directas.
No entanto, fui posteriormente informado que estas eleições não decorrem de uma marcação feita agora, mas sim de um adiamento feito ainda antes das intercalares de Lisboa, quando nem sequer se vislumbravam as directas.
Assim sendo, e por uma questão de verdade e coerência, decidi retirar o post.

01 setembro 2007

COERÊNCIAS FORMAIS

O apontamento do Rodrigo sobre competências faz-me lembrar as coerências formais da Srª Presidente Demissionária do PSD/Lis , também enquanto Presidente da AML, pois veja-se:
- Com a eleição directa marcada para 28 de Setembro, facto que impede, segundo consta a realização de eleições para a distrital, não se entende a marcação de eleições, por impulso da Distrital, demissionária, para a Secção I a 14 de Setembro;
- Mas registe-se igualmente que as eleições internas do Grupo Parlamentar do PSD na Assembleia Municipal, em Novembro de 2005, convocadas já pela Srª Presidente, decorreram sem qualquer convocatória escrita. Valeu a mera convocatória verbal - notável rigor formal;
- Também importa recordar que o actual Regimento da Assembleia Municipal, com mais de dois anos de mandato, consegue manter em vigor disposições do anterior mandato com alterações introduzidas neste. Possível? É concerteza, mas seria mais correcta a respectiva consolidação formal;
- Discussão/votação de moção para a realização de debate na Assembleia Municipal sobre a Interrupção Voluntária da Gravidez, onde foi notória o "esquecimento" da possibilidade de abstenção pretendendo-se, a todo o custo, forçar a clivagem entre votos a favor e contra, a realização do citado debate.
São estes alguns exemplos de rigor formal, vindos de alguém que coloca um ênfase particular nesse mesmo rigor. Enfim, coerências...