31 julho 2007

A Culpa Institucional-Partidária

Sobre a culpa da queda da Câmara já muito aqui se tem falado, aliás com muita propriedade pelos companheiros Henrique de Freitas e Rodrigo Gonçalves. De facto só uma bizarria política poderia fazer recair em quem não tinha competências de decisão essa mesma responsabilidade.
Importa recordar que Marques Mendes e a CPN de então, com Paula Teixeira da Cruz a Vice - Presidente, optaram por Carmona Rodrigues em detrimento de Santana Lopes. Por outro lado não quiseram nenhum dos anteriores membros dessa equipe, pelo menos dos politicamente mais relevantes, pois ficou António Prôa, sendo clara a responsabilidade da CPN na escolha de tal equipe, verdadeiros avalistas políticos de tais elementos.
Portanto se as coisas correram mal, como aliás correram, a responsabilidade é nauralmente de quem fez as escolhas em questão e não dos que avisavam que o rei ia nu, muitas vezes no limite da resistência, atento o clima de intolerância e sectarismo reinante.
Mas as escolhas sucederam-se, numa verdadeira confusão partidária e institucional, como foi o caso da Comissão Política Distrital de Lisboa, já felizmente demissionária. Com efeito, a presidente da Assembleia assumiu a Presidência da Distrital, competindo-lhe a coordenação dos autarcas do respectivo distrito, tarefa para a qual também escolheu os quatro vereadores do PSD na CML. Assim, estes eram coordenados politicamente por Carmona no seio da CML, mas por sua vez pertenciam ao órgão partidário que definia as orientações políticas ao próprio Carmona, era a verdadeira relação política cruzada, óbvia confusão que...só podia dar a trapalhada que deu.

Dia negro

Amanha é um dia negro para os "laranjinhas" da cidade de Lisboa... Tiraram a nossa côr do mapa político da capital e entregaram o ouro ao "bandido"! Amanhã assistiremos , com tristeza, a uma tomada de posse a que nunca deveriamos assistir . A Cãmara era nossa. A Assembleia Municipal era nosssa. A maioria das Juntas era nossa.Só um enorme desvario político poderia desbaratar todo este património.Mas, a verdade é que o desvario existiu.E o que custa é que amanha vamos ver a responsável por todo este desvario dar posse a um presidente socialista.Será o seu último acto poltico? Deus queira que sim! A bem de Lisboa e das nossas cores.

29 julho 2007

Afinal havia culpa...II

O problema não é só a culpa. É que ela é atenuada quando há arrependimento.
O problema é que além de haver culpa, não há o mínimo arrependimento. O que é absolutamente extraordinário...

27 julho 2007

Afinal havia culpa...

Ontem foi dia de apuramento de culpas .O apuramento de votos a isso o levou.E ficámos a saber que a dra Paula afinal nao conseguiu provar a culpa da " oposiçao interna" na queda da CML! Já quanto à culpa dra Paula todos ficámos a saber que ela de facto existiu... Dra Paula dixit... E se dixit é porque é verdade...

25 julho 2007

A culpa da dra Paula...II

Refresquei a memória e vou acrescentar, a pedido de várias famílias, mais umas culpas no cartório da dra Paula na derrota de Lisboa. Aí vai!
Foi a oposição interna que, em entrevista ao Semanário, afirmou não dever , nem ter de fazer balanços do mandato do Professor Carmona Rodrigues no seu primeiro ano à frente da CML? Não. Foi a dra Paula...
Foi a oposição interna que ,interrogada directamente sobre saber se a actuação da CML seria positiva, foi incapaz de dizer que sim? Não. Foi a dra Paula...
Foi a oposição interna que não conseguiu defender a CML das críticas de despesismo que lhe eram feitas? Nao. Foi a dra Paula...
Foi a oposição interna que questionou a existência da EPUL?Não. Foi a dra Paula...
Foi a oposiçao interna que, no Diário Económico , não defendeu a vereação dos casos polémicos em que estava envolvida? Não. Foi a dra Paula...
Foi a oposição interna que sentenciou a existência de um certo marasmo na CML? Não. Foi a dra Paula...
E pronto! Acho que não me posso queixar da minha memória. E amanha à noite na reunião dos deputados municipais não me faltará memória. Prometo! Nem coragem, mas isso já sabem...

22 julho 2007

A culpa da Dra. Paula...

Em declarações recentes, a Dra. Paula Teixeira da Cruz veio acusar a oposição interna de ser a responsável pela queda da Câmara.
Claro que é sempre mais fácil apontar o dedo aos outros.
Mas também não é difícil relembrar aqui um conjunto de factos e episódios que, esses sim, levaram a que a permanência do executivo camarário fosse insustentável.

Então cá vamos:

Foi a oposição interna que veio para os jornais criticar a câmara a propósito da questão “casa Almeida Garret”? Não, foi a Dra. Paula!

Foi a oposição interna que veio para os jornais criticar a câmara no que concerne à construção de um parque de estacionamento no largo Barão de Quintela? Não, foi a Dra. Paula!

Foi a oposição interna que rejeitou agendamentos de propostas para discussão e votação na Assembleia Municipal? Não, foi a Dra. Paula!

Foi a oposição interna que em declarações à comunicação social o ano passado, quando confrontada com gastos excessivos e desnecessários por parte do executivo, respondeu que não sabia e que tinha de esperar pelo relatório de contas da CML para avaliar? Não, foi a Dra. Paula!

Foi a oposição interna que em declarações à comunicação social na inauguração da Praça do Campo Pequeno, elogiou a obra e simultaneamente se mostrou muito preocupada com alguns projectos que a CML tinha no âmbito do património cultural? Não, foi a Dra. Paula!

Foi a oposição interna que andou a vetar nomes de militantes do PSD que o Prof. Carmona tinha convidado para determinados cargos? Não, foi o Dr. Marques Mendes com o apoio da Dra. Paula!

Foi a oposição interna que devolveu propostas, para agendamento, à câmara e posteriormente andou a co-redigir novos textos “de consenso” com o respectivo vereador? Não, foi a Dra. Paula!

Foi a oposição interna que utilizou uma empresa municipal, a Gebalis, para ajustes de contas político-partidários? Não, foi o vereador Lipari, com o apoio da Dra. Paula!

Foi a oposição interna que se candidatou à Distrital, integrando na lista os 4 vereadores do PSD, cavando ainda mais o fosso já notório entre os vereadores PSD e os vereadores afectos a Carmona? Não, foi a Dra. Paula!

Foi a oposição interna que tudo fez para acabar com uma coligação que assegurava maioria e estabilidade ao executivo camarário? Não, foi a Dra. Paula!

Foi à oposição interna que o Prof Carmona apontou faltas de solidariedade nalguns momentos difíceis, e obstrução? Não, foi à Dra. Paula!

Foi a oposição interna que chamou o Presidente da Câmara à São Caetano à Lapa, desautorizando-o e dando a ideia que era de lá que se governava a CML? Não, foi o Dr. Marques Mendes com o apoio da Dra. Paula!

Foi a oposição interna que levantou dúvidas sobre a actuação da Câmara no chamado caso da Infante Santo? Não, foi a Dra. Paula!

Foi a oposição interna que ao longo do primeiro ano de mandato nunca teve uma palavra pública de apoio ao Presidente da Câmara e à sua actuação? Não, foi a Dra. Paula!

E há mais. Quando me lembrar, acrescentarei...

Conselho Nacional (3)

Marques Mendes voltou hoje a dizer no final do Conselho Nacional do PSD que “gostava que houvesse outros candidatos. Se há pessoas que têm ideias diferentes devem agora chegar-se à frente e não ter medo”.

Questionado sobre se não receia ir sozinho a estas eleições internas, o líder do PSD considerou que estas “não são menos democráticas se houver só um candidato”.

In Expresso on-line.

Pois, pois, talvez ganhe com 15,7% dos votos

Ou talvez, até tenha uma vitória histórica com 29%...

Conselho Nacional (2)

O dirigente do PSD Luís Filipe Menezes remeteu hoje para segunda-feira a decisão sobre a sua eventual candidatura à liderança dos sociais-democratas.

Falando num intervalo do Conselho Nacional do PSD, adecorrer no Centro de Congressos de Lisboa, Menezes afirmou «não compreender» porque razão a sua proposta não foi aceite pela maioria deste órgão social-democrata.

Em causa estava a possibilidade dos militantes do PSD com quotas em atraso poderem regularizar a sua situação até ao próprio dia da votação, proposta rejeitada por 66 dos 92 dirigentes presentes que argumentaram com a validade dos actuais estatutos do partido.
Nesse sentido, Menezes, que foi apoiado na sua proposta por Manuela Ferreira Leite, optou por adiar para segunda-feira a decisão de se candidatar ao cargo que ocupa Marques Mendes, que já anunciou publicamente a intenção de se recandidatar.

«Desafiei Marques Mendes a aceitar que os 120.000 militantes do PSD pudessem votar livremente. Fui acompanhado por Manuela Ferreira Leite», afirmou Menezes.
«É pena porque seria uma oportunidade para ter um confronto aberto, democrático e forte para o PSD. Eu disse que seria candidato se ele deixasse os militantes votar. Marques Mendes quer ir a jogo sozinho. Tem medo dos 1200.000 militantes», acrescentou.

In DiárioDigital

Conselho Nacional (1)

O deputado do PSD José Pedro Aguiar Branco revelou hoje à Lusa que abandonou a intenção de se candidatar à liderança do partido nas eleições directas marcadas para 28 de Setembro.

«O calendário e as condições aprovadas sobre proposta do Dr. Marques Mendes foram feitos à sua medida e dos que têm vindo a preparar o terreno para o efeito», disse o advogado portuense em declarações feitas por telefone à Lusa.

«Quem de forma leal e empenhada se preocupou em ajudar o PSD para que este tivesse até agora um melhor desempenho, não tem condições objectivas para apresentar qualquer candidatura com hipótese de êxito», defendeu.

«Vai mal o partido por aí e iludem-se os que acreditam que assim o PSD vai recuperar crédito junto dos portugueses», afirmou Aguiar Branco.

In DiárioDigital

21 julho 2007

Ridículo

Se o ridículo mata, o ódio destrói. A Dra Paula Teixeira da Cruz deveria saber isso... Quem viu e ouviu as suas declarações, no final da reunião da Comissão Política Distrital do PSD, terá percebido porque, nestas "crónicas", defendemos a sua demissão. Está na hora de sermos inclusivos no PSD . Uma coisa é a assunção de responsabilidades políticas, outra é encontrar, através do ódio, bodes expiatórios para aliviar culpas próprias. O ódio não é bom conselheiro em política. E nos políticos é mesmo ridículo...

19 julho 2007

Novo Blog


Nasceu há dias. Pedro Santana Lopes rendeu-se à blogoesfera. Aqui ficam os votos de boa sorte.

18 julho 2007

Moradas...

Devo ter percebido mal. Só posso. A Comissão Política Distrital de Lisboa do PSD reuniu no espaço da Assembleia Municipal? Terei ouvido bem? Será a Comissão Política um orgão autárquico? Na cabeça da actual Presidente talvez seja. Depois de ouvir hoje as suas radicais e insensatas declarações, já tudo espero. Já nada me estranha. E isso apenas vem demonstrar a razão que assiste àqueles que defendem uma vida nova, com novos protagonistas para o PSD em Lisboa. A actual Presidente da AML não prestigiou o cargo nestes últimos dois anos. Não vejo, pois, razão para que se lhe não indique uma outra morada que não seja a Junqueira ou a Av. de Roma...

17 julho 2007

TRISTE FADO...

Os resultados de Domingo só podem colher de surpresa quem possui uma visão virtual da política. Quem lê manuais e não recolhe o sentimento político-social de uma comunidade.
Ora a ingerência, sob a aparência de fiscalização, o radicalismo e intolerância, expressas nomeadamente em vetos gratuitos (SRU da Baixa), teriam que ter estas consequências.
Agora é tempo dos arquitectos desta estratégia também retirarem as devidas consequências, assim o impõe a credibilidade e a ética, sob pena de cavarem ainda mais o fosso entre o PSD e o eleitorado.
De facto triste é o fado de um Partido alternativo de poder andar a discutir o 2º e 3º lugar com um movimento de cidadãos, acabando aliás por perder tal desafio. Esbanjar uma câmara como se fez é um atentado de não política, é uma prova da total incapacidade para se conquistar algo, leia-se Legislativas de 2009, pois nem sequer se sabe conservar o já conquistado. BASTA!
Que triste fado...

Já chega!

Começo este post citando uma frase do Pedro Portugal Gaspar neste blog, já lá vão uns tempitos. Dizia ele que nos arriscávamos a “de uma Lisboa para todos, chegar a uma Lisboa para nenhuns”.
Foi de facto o que aconteceu. Não que sejamos bruxos ou videntes. Simplesmente estávamos atentos ao que se passava à nossa volta e limitámo-nos a retirar as devidas ilações.
Aqui avisámos por diversas vezes do perigoso caminho que estava a ser trilhado pela Distrital de Lisboa e das inqualificáveis ingerências da direcção do partido nas nomeações e políticas camarárias.
Fomos acusados de tudo: intriguistas, manipuladores, fomentadores da divisão, etc. Chegaram-nos a indicar a porta da rua, demonstrando bem ao que tinha chegado o PSD, no consulado mendista, em Lisboa.
Diziam até que tudo estava bem e que a sintonia e solidariedade entre o então Presidente da Câmara, Carmona Rodrigues e a Presidente da Assembleia era total.

Pois bem, o resultado do “tudo estava bem” está à vista, e penso não suscitar muitas dúvidas.
O resultado da gestão, nacional e distrital, do dossier CML foi desastrosa. Um verdadeiro manual do que não se deve fazer em política.
Como é possível deitar abaixo uma Câmara sem ter já um candidato pronto a avançar? Como foi possível que, tendo o PSD uma coligação que garantia maioria na CML, uma maioria absoluta na Assembleia Municipal, e a maioria dos Presidentes de Junta de Freguesia, ter desbaratado todo esse capital? Em nome de quê? É isso a credibilidade?

A Marques Mendes e a Paula Teixeira da Cruz podemos agradecer a entrega da CML ao PS.
E já agora, importam-se também de entregar o PSD nacional e distrital a outros? É que simplesmente, já chega!

Ausente presente III

O PSD não deve ter como Presidente da Assembleia Municipal quem apenas recolheu 15,7% dos votos dos eleitores lisboetas. Não contribui para a credibilização da política , nem me parece que seja muito democrático.
Se isto nao puder ser considerado um protesto à luz do Regimento, escrevo-o , então, como interpelaçao à Mesa ou defesa da honra. Percebem o que eu quero dizer , não percebem? Percebem... Até os eleitores perceberam!

Ausente, presente II

Andaram em Lisboa a brincar com as instituições. E a brincar aos Presidentes e às Presidentes. A brincar aos fiscais e às fiscalizações. A brincar aos políticos e às polÍticas. A brincar aos partidos e às coligações. A brincar ao poder e com o poder. Quase parecia uma brincadeira de crianças mimadas, não estivessemos nós a falar de maiores e vacinados. Uma brincadeira que estragou o que outros construiram. Que destruiu um partido e desbaratou um património. Que dividiu e não uniu.
Está na hora de acabar com a brincadeira e de explicar a quem brincou que em Lisboa não há brinquedos chamados instituições. E que em Lisboa até há instituições que resistem a quem quer brincar com elas. As instituições não são objectos de poder pessoal. E quem as usa , incorrectamente,no combate político deve tirar as consequências quando perde esse mesmo combate político. A Presidente da Assembleia Municipal de Lisboa é , hoje,o rosto da derrota porque ela nos conduziu à derrota. Demita-se,pois!. É o minimo que se lhe exige.
Os Deputados Municipais social democratas saberão estar à altura das suas responsabilidades, neste momento politicamente difícil,mas estimulante. A hora é de combate ao poder socialista. E o nosso combate só poder ser pela vitória em 2009! Vamos começar ja hoje a construi-la.

16 julho 2007

A ausente, presente

A ausente, presente só pode ser Paula Teixeira da Cruz. Depois de ontem deixou de ter condições para ser Presidente, quer da Distrital de Lisboa do PSD , quer da própria Assembleia Municipal de Lisboa!A gora está na altura de passar de presente a ausente. A bem de Lisboa e da sua governabilidade ...

Hoje somos muitos , amanha seremos milhões

Já todos estamos cansados das "vitórias" do Presidente do PSD : as autárquicas e as presidênciais. Nem é sequer um argumento inteligente. Agora, o que sabemos é que o único acto político de Marques Mendes eleitoralmente testado foi a sua gestão do "dossier" Lisboa. E ontem, o PSD teve uma derrota humilhante .Por culpa exclusiva de MM.
A dignidade do cargo de Presidente do PSD exigia , ontem, um outro comportamento. Éticamente, era exigivel que se demitisse do cargo e que deixasse o PSD escolher, livremente , vida nova e um novo líder. Sob pena de a "Secretaria" valer mais do que o povo "laranja"... Não pode haver projectos de poder pessoal num partido com mais de trinta anos de história firmados no combate pela liberdade! Porque para esse combate hoje somos muitos, amanha seremos milhões... Já deviam saber!

Parabéns

São décadas de amizade.E é isso que conta na vida. Por isso, aqui vai um abraço especial ao novo Presidente da Cãmara e meu Amigo , António Costa.Parabéns!

E tudo vai sem novidade...

Alguns falam de terramoto eleitoral quando analisam os resultados autárquicos em Lisboa... Nada de mais errado! O que se passou a 15 de julho foi a coisa mais natutal deste mundo. Só quem anda a leste da realidade social e política de Lisboa e da actual realidade social democrata se pode admirar. A derrota humilhante do PSD era mais do que expectável, estava escrita nas estrelas...
Não foi a candidatura de Fernando Negrão que esteve em causa. A sua dignidade pessoal não foi atingida.Outrossim, os alfacinhas reagiram e mostraram ,claramente, o seu repúdio pela actual liderança laranja.Leiam os resultados !!!!!!! Há meses que vinhamos alertando para a via suicidária a que estavam a conduzir o PSD na cidade de Lisboa. Por isso, ontem nao houve novidade. Nem podia haver...

Reflexão

No passado Sábado, foi dia de reflexão para os alfacinhas.

Hoje, 2ª feira, inicia-se um período de reflexão para os sociais-democratas!

11 julho 2007

A campanha de Lisboa (10)


Retirado daqui.

07 julho 2007

AS VÍTIMAS SOMOS NÓS

Na sequência da decisão do processo EPUL/Fontão de Carvalho que, em futuro momento, lá iremos, observei as declarações do Secretário-Geral do PSD as quais, relativamente a este contexto, referiam grosso modo que o "PSD era sim vítima de Carmona Rodrigues e, não o inverso, como este queria fazer parecer.".
Ora que o PSD, enquanto conjunto inorgânico de cidadãos e portanto sem uma lógica de estrutura é vítima neste processo, parece inequívoco. Mas vítima de quem? Naturalmente que do corpo decisório e orgânico do PSD, leia-se CPN, com Marques Mendes, Miguel Macedo, Paula Teixeira da Cruz (ao tempo vice da CPN) que escolheram Carmona Rodrigues, bem como a restante equipe da vereação, pelo que são naturalmente responsáveis por essas opções.
Mas claro que a responsabilidade continuou quando pretenderam gerir a CML através da sede nacional, seja com o veto na SRU da Baixa, seja com a tese do justicialismo político-autárquico que está agora a conhecer os resultados judiciais.
Portanto há um duplo nível de responsabilidade da CPN, não só no momento inicial (escolhas), como em momento continuado (gestão), cujos resultados estão à vista de todos. Que houve vítimas, sem dúvida! Mas não certamente os responsáveis por tal situação, esses terão que ser avaliados pelas verdadeiras vítimas, ou seja todo o PSD inorgânico.

05 julho 2007

Os arguidos...(2)

Hoje li isto no Público online:

Câmara de Lisboa
Ministério Público não leva a tribunal ex-administradores da EPUL e Fontão de Carvalho
05.07.2007 - 11h26 Ana Henriques, PÚBLICO


"Os antigos administradores da EPUL acusados de peculato e o ex-vice-presidente da câmara de Lisboa Fontão de Carvalho não foram pronunciados pelo juiz de instrução criminal no caso dos prémios de gestão. Esta decisão significa que nenhum dos antigos responsáveis vai a julgamento, não havendo, na opinião do juiz, dolo, abuso de poder ou apropriação ilícita.

O Ministério Público, que tinha acusado os ex-administradores da EPUL e o ex-vice-presidente da câmara, tem a possibilidade de recorrer da decisão do juiz de instrução criminal.

Esta decisão significa que, do ponto de vista do juiz, os prémios de gestão recebidos pelos administradores são legais.

O PÚBLICO sabe que alguns dos administradores em causa admitem pedir a devolução dos seus prémios."

Mais uma prova de que condenar, politicamente e na praça pública, e antes da justiça, pessoas que foram constituídas arguídas é errado, é perigoso, e é irresponsável.

04 julho 2007

O triunfo de Sócrates

A democracia em Portugal tem estado ao rubro nos últimos tempos. Seja na DREN, seja na saúde, e até na blogoesfera com o autor do blog Portugal Profundo a ser constituído arguído pelos posts relativos à licenciatura do Primeiro-Ministro.

Ironicamente, e no meio destes episódios todos, desde o passado dia 1 de Julho, José Sócrates é Presidente do Conselho...