31 maio 2007

Debate mensal...

Hoje a Câmara de Lisboa veio à baila no debate mensal.
Por péssimos motivos!

Diz o ditado que, quem tem telhados de vidro não deve atirar pedras...

30 maio 2007

Choque tecnológico...

IRS: declarações pela Internet superam entregas em papel. in DinheiroDigital

Curiosidades...

Nestas eleições intercalares para a CML temos:

- um candidato do PSD, Fernando Negrão;

- um candidato independente, ex-presidente de Câmara do PSD (em Lisboa), Carmona Rodrigues;

- uma candidata independente, ex-presidente de Câmara do PSD (em Cascais), Helena Roseta.

29 maio 2007

Unidade Alfacinha

O candidato Carmona Rodrigues apelou à chamada "unidade alfacinha", tema que obviamente deverá merecer a atenção dos demais candidatos na contenda. Desde já registo o tema "alfacinha", que obviamente estas "crónicas" não têm a pretensão de manter qualquer exclusivo, mas naturalmente anotam o resurgimento de tal expressão no ideário de campanha.
Também não deixa de ser interessante as denúncias feitas pelo candidato sobre a interferência que Carmona conheceu ao longo da sua gestão, que obviamente confirma o tema da SRU da Baixa de Lisboa, tal como sempre noticiámos, revelador da tal intolerância que ditou o fim da actual gestão autárquica.
Mas o tempo que se avizinha é de campanha, de luta eleitoral, pelo que o PSD terá que se empenhar no melhor resultado, lutando obviamente pela vitória. Sobre as opções e erros passados já falámos, divergimos nos locais próprios, agora o tempo é de combate, mas haverá que retirar todas as ilações dessas mesmas opções, desde já a mais evidente, que é o presente combate eleitoral. O seu resultado, a Deus pertence...

28 maio 2007

Os assessores da CML

O Correio da Manhã de hoje, volta a pegar no assunto dos assessores da Câmara de Lisboa.
É um assunto recorrente e sempre polémico.

O problema é que a lei não prevê a questão dos gabinetes dos vereadores de uma forma razoável, e não está adequada às necessidades de hoje. A lei prevê a existência de um adjunto (na prática um chefe de gabinete) e uma ou duas secretárias.
Todo o restante staff tem de ser contratado a recibos verdes, num processo burocrático absolutamente ridiculo com consultas prévias, cartas convites, respostas, etc.

Não pomho em causa a necessidade da existência dos assessores. Já passei por vários gabinetes, na CML e no Governo e conheço bem esta realidade, o trabalho que envolve, as responsabilidades que se assumem. O bom desempenho das equipas é essencial ao bom desempenho dos titulares dos cargos. Claro que, como em todo o lado, há gente boa e má. Há os que trabalham e os que apenas estão lá para receber o cheque ao fim do mês. Há os que têm ordenados normais, e os que foram atingidos por uma espécie de euromilhões mensal. Mas aí a responsabilidade é de quem permite e/ou autoriza essas situações.

Mas acima de tudo, uma pessoa tem o direito de convidar quem entender para trabalhar com ela nos gabinetes. São lugares de confiança pessoal, mais até do que política. E se isso é permitido a um Ministro ou a um Secretário de Estado, porque não há de o ser a um vereador? Sabemos bem que a CML tem uma dimensão e um orçamento superior a alguns Ministérios.

De uma vez por todas devia haver a coragem de regular esta matéria. Não seria preciso inventar muito, bastaria criar uma lei, à semelhança aliás do que existe para os gabinetes dos membros do Governo. Definia-se o numero de assessores, com ordenado tabelado, e era tudo simples, claro, transparente e sem abusos.
Em tempo de campanha eleitoral, aqui deixo esta sugestão aos diversos candidatos.

Solidários...


27 maio 2007

PARABÉNS!


Mapa de Portugal




25 maio 2007

Sem comentários...(2)

Barómetro TSF/DN de Maio dá maioria absoluta a PS:

PS 46,8 %

PSD 27,3 %

24 maio 2007

Mario Lino na Margem Sul...


23 maio 2007

As não escolhas de Manuela Ferreira Leite

Depois de Marcelo Rebelo de Sousa, agora é Manuela Ferreira Leite, a mandatária da candidatura:
"Manuela Ferreira Leite, a mandatária da candidatura, almoçou hoje com Negrão e aconselhou-o a não reconduzir os anteriores vereadores do partido, mas têm pressões da direcção distrital e nacional do PSD em sentido contrário." in Expresso

22 maio 2007

ARGUIDO E INDEPENDENTE

Com esta legenda - arguido e independente - a CPN deixou de sustentar politicamente o Prof. Carmona à frente de Lisboa. Claro que não tão explícitamente, pelo menos no que se refere à virtualidade de independente, mas obviamente que este facto condicionou toda uma margem de apoios, ou falta destes, que o Presidente da Câmara se deparou durante o seu mandato.
Curiosamente a escolha do novo candidato, Drº Fernando Negrão, recaiu em alguém independente e, ao que parece, igualmente arguido. Convenhamos que é de difícil compreensão, coerente, mas talvez não pelo lado mais positivo, enfim opções estratégicas da CPN, a que obviamente candidato e bases são alheias.

A verdade

Finalmente, hoje, reuniu-se o Parlamento social-democrata e os militantes do PSD-Lisboa puderam exprimir a sua opinião sobre a gestão política da Dra. Paula Teixeira da Cruz à frente da Distrital do Partido. Quem lá esteve percebeu que a actual presidente já não representa a maioria dos laranjinhas da capital. Mudou o vento... E tudo por causa da implosão interna da Cãmara Municipal de Lisboa ... A que a Presidente da Distrital e , também, Presidente da Assembleia Municipal não é alheia!

21 maio 2007

As não escolhas de Marcelo

Segundo Marcelo Rebelo de Sousa, nas eleições intercalares de Lisboa, o PSD não deve reconduzir nenhum dos ex-vereadores, e de preferência Paula Teixeira da Cruz não deve aparecer muito...

Ainda a memória


Pedro Santana Lopes diz que o «slogan» das autárquicas de 2001 deve continuar presente e que Marques Mendes e o PSD estão ''obrigados a ganhar Lisboa''. ''Há seis anos, quando me candidatei à Câmara, a drª Paula Teixeira da Cruz afirmou: Santana está obrigado a ganhar Lisboa. Estou certo que a presidente da distrital não tem pior ideia do dr. Fernando Negrão do que tinha de mim'', afirmou Santana ao Expresso.

20 maio 2007

Pra memória futura...

Nas eleições autárquicas de 2005 , em Lisboa, o PSD obteve 42,42% dos votos... Deixo aqui o registo para memória futura...

17 maio 2007

Leituras...

No DN de hoje podemos ler isto numa notícia:
"30 dos 33 presidentes de junta eleitos pelo PSD mostraram-se desagradados com a forma como a distrital e a direcção do partido geriu a queda da CML. Já os deputados municipais estavam, quase na sua maioria, com Marques Mendes."

É uma redacção curiosa. Os deputados municipais estavam QUASE na sua maioria com Marques Mendes. Bom, mas quase maioria quer dizer que não é maioria! É mesmo minoria! Logo a maioria dos deputados municipais também estão desagradados com o processo.

Ou seja a esmagadora maioria dos deputados municipais do PSD (eleitos + presidentes de junta) estão contra a maneira como o processo foi gerido pela Nacional e Distrital.

Voilá! C'est simple! E também elucidativo...

Ironias alfacinhas


A última grande aparição pública do Ex-Presidente da Câmara de Lisboa, deu-se por ocasião da inauguração do Túnel do Marquês.

Não deixa de ser irónico que o último acto público de Carmona Rodrigues se deva a Pedro Santana Lopes...

16 maio 2007

Cadeira vazia

E foi logo hoje que a cadeira ficou vazia... Solidária como nunca , a Presidente da Assembleia Municipal acompanhou, com a sua ausência, o vazio de poder que todos sentimos ao olhar para a deserta e despovoada bancada da vereação camarária. Foi um gesto que todos apreciámos. Julgo mesmo que o Professor Carmona quando souber vai ficar completamente embevecido. Vai estranhar , é certo . Até porque não é todos os dias que vemos por parte da Presidente
semelhante atitude... Afinal, é tão fácil ser solidária com uma Cãmara que ja não existe... Quando existiu é que foi pior...Foi um vazio, também. Não da cadeira, mas da palavra. Da palavra solidariedade.

15 maio 2007

Um semestre...

Fez ontem 6 meses que nasceu o “Crónicas Alfacinhas”.
Foram 6 meses, 100 posts, e perto de 8.000 visitas. Um resultado que superou claramente as nossas expectativas quando iniciámos este projecto.

Ao longo destes 6 meses, procurámos dar a nossa opinião e analisar politicamente o que se passava na Câmara, na Assembleia Municipal e na Cidade.
Aqui alertámos, diversas vezes, para factos e comportamentos que nos pareciam errados e perigosos.
Aqui denunciámos factos e comportamentos que em nada beneficiaram a gestão municipal.
Aqui avisámos para caminhos que se estavam a trilhar e que nos conduziriam a lado nenhum.
Aqui dissemos que corríamos seriamente o risco de, de uma “Lisboa para todos”, chegarmos a uma “Lisboa para nenhuns”.

Aqui também fomos atacados, insultados e até ameaçados, pelo que se impôs a activação da moderação de comentários. O objectivo era claro: remeter-nos ao silêncio e por aí fazer-nos cúmplices de atitudes nas quais não nos revíamos, e cujo resultado está hoje à vista de todos.

Lisboa iniciará brevemente um novo ciclo, e nós cá continuaremos a dar a nossa opinião e o nosso contributo.

A todos os nossos leitores e comentadores, aqui ficam também os nossos agradecimentos.

Queijadas e pastéis de nata 2

O travesseiro serve-se quente. Mas, neste caso serviu-se frio...

13 maio 2007

ELEIÇÕES EM LISBOA

Não é novidade, todos já o sabem, teremos eleições intercalares para o Município de Lisboa, a ocorrerem ainda em Junho ou inícios de Julho do corrente. Em momento de unidade, importa não escamotear as responsabilidades de quem escolheu esta equipe, de quem deu directrizes à mesma, de quem interferiu nessa mesma gestão. Já aqui o disse anteriormente, de "Lisboa para Todos", arriscamo-nos ao "Lisboa para Nenhuns", pois foi tanto o sectarismo e intolerância, designadamente dentro da própria família, que tal realidade não pode ser esquecida nem branqueada, muito menos a propósito do combate que se avizinha.
A tese do arguido em funções políticas, estando aliás nessa situação processual devido a essas mesmas funções, leva-nos a uma reflexão muito profunda, pois a porta aberta para o início da inversão da presunção da inocência fica a um passo. Que o exemplo de Lisboa sirva para se reflectir sobre estas matérias, pois ideias bondosas darem lugares a preversidades, não era certamente a primeira vez na História.
Já agora, a terminar, verifiquei pela comunicação social que dois dos vereadores renunciantes do PSD, Marina Ferreira e Amaral Lopes, mantinham-se como presidentes das empresas municipais EMEL e EGEAC. Ora num quadro de ética reforçada e credibilidade, não só nunca deviam ter acumulado tais funções, pois tutela e tutelado coincidem no mesmo sujeito, como agora necessariamente deveriam deixar as funções gestionárias, pois a estas só houve lugar enquanto existiam as funções políticas, pelo que a cessação destas conduz necessariamente, no plano político, ao desaparecimento das citadas responsabilidades gestionárias. Este deveria ser o entendimento, creio, dos acólitos de uma CPN tão apóstola da credibilidade e rigor ético.

Queijadas e pasteis de nata

Fala-se de Fernando Seara para candidato à Cãmara de Lisboa. É o actual Presidente de Sintra. Ponto final parágrafo , travesseiro ...

11 maio 2007

Acho muito bem!


09 maio 2007

Convocatória

Acabo de receber uma convocatória para uma reunião preparatória do meu grupo parlamentar municipal Fiquei a saber que estará presente , não a Presidente da Assembleia Municipal, mas sim, a Presidente da Distrital de Lisboa do PSD! No minino, acho extraordinário... Pra não dizer mais... Mais até que vou dizer, mas vai ser na reunião. E vou logo começar por falar na "Fronda"... Eu depois explico porquê...E a todos. Ainda, que haja já alguns que saibam porquê...

O suspeito do costume...

É a segunda vez que o PSD, ao exercer o poder, acaba por o perder por culpa de alguns dos seus!
Foi assim com o governo de Pedro Santana Lopes. Desde o início do processo de nomeação de PSL para Primeiro-Ministro, que Marques Mendes se demarcou dessa solução, dando eco na comunicação social da sua frontal oposição a essa nomeação.
No final de Julho de 2004, em entrevista a Maria João Avillez na SIC-Noticias, Mendes defendia que devem existir alternativas dentro do PSD e garantiu que não irá abdicar do seu espaço dentro do partido. "O partido [deve] estar sempre preparado para responder às exigências dos cidadãos, dos eleitores, e ter posturas diferentes, alternativas de ideias, de projectos, de métodos ou de estilos."
O título do jornal Público do dia seguinte era: "Marques Mendes afirma-se como "alternativa" dentro do PSD".
Ele foi um dos que ajudou à instabilidade vivida nesse período, contribuindo indiscutivelmente para o enfraquecimento do Governo do PSD de então.

Agora o fenómeno ocorre na Câmara de Lisboa. E lá está Marques Mendes outra vez!
As suas interferências na gestão da Câmara foram permanentes: ora sugerindo nomes para algumas empresas municipais, ora vetando nomes noutras, ora chamando o Presidente da Câmara à São Caetano para instruções, ora mandando sair vereadores, contra a vontade do Presidente da autarquia, ora dando cobertura a uma estratégia de pôr termo a uma coligação que assegurava a governabilidade da Câmara.
Tudo isto resultou numa evidência: o enfraquecimento da posição de Carmona Rodrigues, pondo em cheque a sua autoridade na CML.

O que terá mais que perder o PSD para perder de vez este presidente?? As legislativas de 2009??

07 maio 2007

Vitória! (2)


Vitória! (1)


04 maio 2007

PSD

Autoridade, governabilidade e solidariedade. Foi o que faltou ao PSD na Cãmara deLisboa. Que todos pensemos nisto. E todos são mesmo todos... Presidente e Vereadores. Presidente e deputados municipais. Presidente e orgãos nacionais e distritais do partido.Tanto Presidente e tanta falta de bom senso... Que não prestigia o PSD.

03 maio 2007

Dixit

Ficámos a saber ,hoje, que a Cãmara de Lisboa já não tem condições de governabilidade. Que novidade...
Ficámos a saber que na Cãmara de Lisboa o Presidente é sempre o último a informar os lisboetas sobre o que se passa na cidade.Que novidade...
Ficámos, também, a saber que vamos ter eleiçoes intercalares para a Cãmara de Lisboa. Que novidade...
Só não ficámos a saber quem se assume como primeiro e principal responsável pela situaçao a que o PSD chegou nesta autarquia. Porque, sobre isso,nada se ouviu... Mas devia...
Nós, no "crónicas alfacinhas" sabemos quem é.
É "nossa convicção" que os alfacinhas, também, sabem quem é...
Por isso, não acredito que o próprio - primeiro e principal responsável - não saiba que nos colocou, em Lisboa, a meio caminho de lado de nenhum... Dixit.

02 maio 2007

Evolução alfacinha

Antes tínhamos uma Lisboa Feliz.

Depois ficámos com uma Lisboa arguída.

Agora temos uma Lisboa dissolvida!


Obrigado Dr. Marques Mendes...

01 maio 2007

De acordo com Marques Mendes

É verdade, estou totalmente de acordo com Marques Mendes. Ou melhor, com o que ele disse nesta entrevista:

«Tem esperanças de um dia passar a ser o número um [do PSD]?»

«Não! Nem pensar! Essa perspectiva está completamente fora do meu horizonte.»

«Por que o diz de forma tão determinada?»

«Porque não tenho qualquer tipo de dúvidas. Tenho noção das minhas qualidades e das minhas limitações.»

MARQUES MENDES, então líder parlamentar do PSD. Revista VIP, 20 de Janeiro de 1999

Fonte: Blog A origem das espécies