25 fevereiro 2007

Os problemas de Lisboa


24 fevereiro 2007

Afinal havia outra

Em tempos neste blog, abordei as ingerências de Marques Mendes na Câmara Municipal de Lisboa. Foi a propósito do veto exercido sobre o nome do Pedro Portugal para o conselho da administração da SRU da Baixa.

Relembro que na altura, Carmona Rodrigues disse em entrevista ao JN/Antena 1 que tinha retirado o nome de Pedro Portugal a pedido do líder do PSD (pode reler a entrevista aqui).

Rapidamente o gabinete de Marques Mendes desmentiu, afirmando à agência Lusa que, e cito, “o Líder do PSD não se mete em nomeações camarárias”.

Pois bem, hoje em entrevista ao Expresso, Maria José Nogueira Pinto diz:

Nomeou Francisco Ribeiro para presidente da Gebalis. Continua a ter confiança na sua idoneidade e competência?

Como o vereador Sérgio Lipari tem 32 assessores do PSD, é interessante explicar o seguinte: eu não levei ninguém do meu partido para a CML. Pareceu-me que era importante ter à frente da Gebalis alguém que conhecesse a CML e que tivesse trabalhado na área social. Francisco Ribeiro, que é militante do PSD, era o director da acção social. O conhecimento que tinha dele veio da ligação que existiu entre a [Santa Casa da] Misericórdia [de Lisboa] e a CML nos três anos em que eu fui provedora [da Santa Casa]. Pareceu-me uma pessoa com grande qualidade profissional, humana e moral, muito conhecedor da câmara e daqueles problemas todos da habitação social e acção social. Depois, nomeei o segundo elemento do conselho de administração [Clara Costa], que me foi recomendado por Marques Mendes. E eu não tenho nenhuma relutância em aceitar recomendações de Marques Mendes, porque entrevistei a senhora e ela pareceu-me competente.

A recomendação foi directa de Marques Mendes? Ele telefonou-lhe a sugerir esse nome?

Foi-me passada pelo presidente da câmara. Ele disse-me que o presidente do partido tinha muito empenho em que aquela senhora fosse administradora da Gebalis. Entrevistei-a, contratei-a e não tenho nenhuma razão de queixa. Julgo que fez um bom trabalho. Por fim, mantive o elemento do PS [Mário Peças], que também me parece um homem de bom-senso e que conhecia bem a empresa.


Ou seja, Marques Mendes meteu-se, mais uma vez, numa nomeação camarária. Neste caso concreto, nem acho que seja motivo de crítica. Foi uma intervenção pela positiva sem objectivos de sanear ninguém. Pelos vistos, até MJNP elogia o trabalho da senhora em causa. E até acho que fica bem a Marques Mendes “sugerir” pessoas competentes à autarquia.

Mas a questão política que resulta disto é que afinal, e ao contrário do que afirmou, o líder do PSD se mete em nomeações camarárias. Retira nomes nalguns casos e sugere e "empenha-se muito" a nomear noutros.

Quando se constrói todo um projecto político e partidário baseado na credibilidade, não se pode faltar à verdade. Muito menos de uma forma tão óbvia.

É que a verdade é um pressuposto da credibilidade. E sem a primeira, não há segunda…

23 fevereiro 2007

SINDICÂNCIA AO URBANISMO E AVALIAÇÃO NA GEBALIS

Neste curto espaço de tempo constatamos duas interessantes iniciativas do executivo para conhecimento e análise de questões internas, uma relacionada com serviços da própria Câmara e outra com empresa municipal dessa mesma Câmara.
Confesso que a simultaneidade não levanta grandes dúvidas, presumo até tratar-se de alguma coincidência. Agora não deixa de ser um pouco estranho é, de acordo com os relatos públicos sobre a matéria, a diferença de procedimentos adoptados.
Também concedo que os despachos habilitantes não estão feridos de incompetência (no sentido jurídico, entenda-se), mas fica a dúvida de num caso se recorrer à Procuradoria Geral da República (serviços do Urbanismo) e no outro (Gebalis) recorrer-se a uma comissão ad hoc. Ora a diferença de rigor procedimental não pode ser mais acentuada, o que não deixa de ser estranho, vindo precisamente do mesmo executivo camarário. Aliás, se por hipótese, apenas fosse possível solicitar a intervenção da Procuradoria para um dos casos, concerteza que a mesma deveria incidir na segunda situação (Gebalis), atenta a natureza jurídica autónoma desta empresa, por oposição aos serviços internos do urbanismo, esses mais susceptíveis e ao alcance de uma comissão nomeada no quadro de relações hierárquicas.
Contudo não foi essa a solução adoptada. Estranho, como se referiu, mas mais estranho é que as conclusões sobre a Gebalis não tenham sido enviadas à Procuradoria, pois de acordo com as informações públicas relatadas de indícios de ilícitos criminais, há nesses casos a obrigação legal de participação obrigatória de tais elementos à Procuradoria.
Afinal em que ficamos. A avaliação feita à Gebalis é para levar a sério ou não? Em que quadro procedimental? Convém que haja alguma clarividência e que Lisboa ainda seja para todos.

Ameaças.

Desde que se activou a moderação de comentários neste blog, e se explicou porquê, os comentários anónimos que mais não faziam do que insultar os autores deste blog cessaram.
Penso que desde aí, e até hoje, não recusei nenhum dos comentários feitos. E digo até hoje porque acabei de recusar um.
E para que alguns não percam mais tempo, fica o aviso de que não vale a pena deixar comentários com ameaças a qualquer um de nós os três, pois eles não serão publicados.
Discordem de nós, contraponham argumentos, sejam sérios ou brincalhões, sejam anónimos ou não, mas não ameacem.
Este blog é de militantes do PSD, livres, que pensam pela sua própria cabeça, e que dão a cara por aquilo que escrevem.
Este blog é de pessoas que nunca aceitaram ou aceitarão ser silenciados, por muito que isso incomode alguns… Nós não temos medo!

Mudar de vida...

Os resultados das últimas sondagens do barómetro TSF/DN/Marktest revelam o seguinte:

PS: 43% em Janeiro – 47% em Fevereiro

PSD: 28% em Janeiro – 27% em Fevereiro


O PSD tem rapidamente de mudar de vida”

Esta frase não é minha. Foi proferida na noite de 20 de Fevereiro de 2005 por Luís Marques Mendes na sequência da derrota eleitoral de Pedro Santana Lopes.

Passados 2 anos, esta frase continua mais actual que nunca. Tornou-se mesmo numa obrigação, a bem do PSD.

Resta saber se Marques Mendes e os seus companheiros de Direcção ainda a subscrevem…

Leituras

O bê-á-bá da distrital de Lisboa do PSD corre ao arrepio da cartilha maternal João de Deus. Só pode. Eles lêem ,lêem , mas afinal treslêem.Só pode. E a ler assim , as leituras saiem sempre enviesadas. E a fazer fé na leitura política que fizeram hoje da actual situaçao camarária, esta vai degradar-se ainda mais . Só pode. E o problema é que já não pode.Como ensina qualquer bê-á-bá da política...

22 fevereiro 2007

Clarinho,clarinho

Está claro ,clarinho que a presidente da distrital de Lisboa do PSD é o cérebro pensante da estratégia suicida do mais esclarecido político da vereação alfacinha.
Por isso, está hoje claro ,clarinho que foi da exclusiva responsabilidade da presidente da distrital de Lisboa do PSD o fim da coligação com a Vereadora Maria José Nogueira Pinto.
E é clarinho para todos , e bem mais grave, que é a orientação da presidente da distrital de Lisboa do PSD que está a conduzir a Cãmara e o PSD ao maior vexame político que há memória na cidade de Lisboa. Percebeu Professor Carmona? Está clarinho para si? Mais clarinho que isto é impossível...

Dezassete

Que eu saiba são dezassete. E que eu saiba somos oito. E eles nove. E nove são mais que oito. Mas, se houvesse políticos na CML era possível tornar o oito a valer mais que o nove. Nem era preciso chamar o Luis de Matos, bastava que o total de nove se parcelasse em cinco+ dois+um+um... Mas, não. Depois de hoje , tenho a certeza que nem todos os oito tiraram a 4ª classe da política. E por isso, assistimos ao triste espectáculo da reunião camarária desta manhã. Por onde vais maioria? Maioria...Nem sei que maioria interrogo. Mesmo eu quando escrevo maioria , já não sei à qual me refiro. Se à dos oito, se à dos nove... Ao estado a que isto chegou...

Indecência

Indecência. Não encontro outra palavra para descrever o que se passou hoje na "Gebalis". A Política é um serviço. Um serviço à "res publica". Coisa pública que se serve com nobreza. E não vi nobreza no acto de quem tutela a empresa, nem nas suas sindicãncias ou relatórios.Nem vejo nobreza no silêncio de outros altos responsáveis.

21 fevereiro 2007

"Silabeg"

"Silabeg"... Sabem o que é? É um novo planeta. Não do nosso sistema solar ,mas de um outro sistema onde nem sequer há sol... Nesse planeta não há dia, nem noite. Nem pode haver. Não há Primavera ,nem Verão. Nem pode haver. Não há marés, nem marinheiros. Nem pode haver. Mas, há registo de qualquer coisa de estranho por lá. Descobriu-se, telescopicamente, uma entidade parasitária. Sobrevive naquele planeta uma forma de vida política aberrante. Dá pelo nome de "rodaerev". Não sei de que se alimenta. Dizem-me que brinca, porque gosta de brincar. Mas, brinca com o que não deve . Será que,também, se alimenta politicamente do que não deve ? Sem sol ,tudo o que é torpe , medra. Mas, mesmo na escuridão não deve valer tudo. Se calhar, em "silabeg" vale. Mas, o que vale é que esses sistemas não-solares não duram sequer o período de um mandato . Para eles, quatro anos é uma eternidade. E nenhum planeta dura uma eternidade...

Gebalis

Aí vai mais uma! O circo continua em Lisboa, com novos números, não fossem os holofotes desviarem-se para a Madeira...
Brevemente voltaremos a este assunto...

17 fevereiro 2007

DESCER NA VIDA

Há mais de um ano, o actual Presidente da Câmara referiu que um dos seus objectivos era "descer na vida", afirmação que não deixou de provocar algum espanto quanto ao seu alcance. Obviamente que o objectivo em época pré-eleitoral era claro, evidenciar a humildade e simplicidade de tão douto professor, o qual até arranjava lavatórios no Ministério, aquando da sua passagem por Ministro, como noticiava Gabriela Seara, tudo na lógica da grandeza simples de tão austero cidadão, exemplo da nova postura na política.
Claro que isto das posturas e éticas é um campo vasto, no qual estou à vontade, mas não cabe aqui referenciar tal temática, mas antes e sim tentar inferir o sentido da expressão "descer na vida". Numa visão mais literal e pragmática parece evidente, agora, aos olhos de todos, qual o alcance e fim da expressão "descer na vida", que obviamente está a um passo de ser alcançada, pelo menos pelo autor de tão eloquente expressão.
Contudo, faço votos é que esta descida na vida não traga consigo uma descida ético-valorativa da e na política, nomeadamente a propósito da referida ocultação e conivência do conhecimento das situações processuais aplicáveis a membros da equipe, com juízos políticos severos para os acusados, mas benevolentes para os encobridores. Matéria e procedimento, a concretizar-se, ao arrepio dos princípios éticos seculares, sempre claros no juízo negativo aplicável tanto aos autores materiais, como morais, sem esquecer os instigadores e os encobridores, esperemos pois que não haja uma descida colectiva na vida política.

Histórias de encantar e arrepiar

Nas histórias de encantar havia objectos que , interpelados, falavam. É o caso do espelho na "Branca de Neve e os sete anões". Ainda ecoa ,em todos nós, a pergunta da bruxa:"Espelho,espelho meu...". E todos nos lembramos do "sim" que, repetidamente, vinha como resposta ...E assim, se contava um conto. Mas há contos e contos. Os de encantar e os de arrepiar.Mas, curiosamente, tão parecidos!
Em Lisboa, são agora os códigos, os artigos e as epígrafes que falam, se interpelados. Já os ouço a perguntar: " Estatutos, estatutos meus , há mais algum orgão do partido tão obediente quanto o meu?". E lá vem a resposta : " Sim ,há. A Cãmara Municipal de Lisboa". E assim, se conta mais um conto e se acrescenta ,não um ponto, mas mais um orgão ao PSD!
Todos sabemos o destino do espelho na Branca de Neve.Que nos poupem o PSD e a CML ao mesmo destino. Era uma história de arrepiar...

Casa de Doidos...

As últimas 24 horas foram absolutamente alucinantes na política alfacinha. Uma loucura colectiva, direi mesmo.

Vamos a factos:

É tornada pública a acusação do crime de peculato a Fontão de Carvalho.

Na 5ª feira à noite, Fontão dá uma conferência de imprensa, onde afirma que se vai manter em funções. Diz ter a solidariedade de Carmona Rodrigues, e relembra que é um independente e a sua decisão é pessoal.

Na 6ª feira de manhã, ao chegar à Câmara, Carmona reafirma a sua solidariedade a Fontão e diz mesmo que tudo foi acordado previamente com a Direcção do PSD, e que esta apoia “inteiramente” a decisão do Vice-Presidente de continuar em funções.

No final da tarde, a Direcção Nacional do PSD retira a confiança política a Fontão de Carvalho.

Ao fim da noite, Fontão dá nova conferência de imprensa, onde anuncia a suspensão do seu mandato por 3 meses.

De seguida, Paula Teixeira da Cruz dá uma conferência de imprensa, enaltecendo a atitude de Fontão de suspender o mandato e reafirmando o apoio do PSD ao executivo camarário.

E agora as perguntas:

1) Se a Direcção do PSD apoiava a continuidade de Fontão, como expressamente afirmou Carmona à imprensa, porquê a retirada da confiança política passado algumas horas? Há algo que não bate certo…

2) O elogio da atitude por parte da Presidente da Distrital de Lisboa é no mínimo surreal. O agora ex-vice-presidente, sabendo da política oficial do PSD face a autarcas arguidos, ocultou durante três meses que o era, inclusive aos seus colegas de vereação. Apesar da acusação queria continuar em funções, dizendo que se tratava de uma decisão pessoal, e só suspendeu depois de lhe ver retirada a confiança política. É esta atitude que a Presidente da Distrital elogia?!?

Não vou tecer muitos mais comentários. Esta sequência de acontecimentos fala por si.

Não posso é deixar de lamentar o ponto a que isto chegou, e o triste espectáculo que se tem oferecido à Cidade.
Lisboa não merecia…

Quem manda?

Quem manda? Como nunca andei na Mocidade Portuguesa , sou incapaz de responder com o tradicional grito de Salazar, Salazar, Salazar! E como,também, não estamos a falar de "grandes portugueses" , não é Salazar que aqui interrogo. É apenas Carmona . Quem manda? Não sei quem manda na Cãmara Municipal de Lisboa. Só sei quem não manda. Exactamente aquele que devia mandar... Carmona,Carmona, Carmona!

Três em um

Três em um. Não , nao vou escrever sobre shampos ou amaciadores. Nem ,tão pouco, escrever sobre as delícias de um qualquer "spa" alfacinha que, entre massagens e outras terapias ,fazem ressuscitar os mortos . E, muito menos,escreverei sobre "skips" e "glutões"... Apesar de ser uma escrita higiénica, não vou escrever sobre isso.
Ou se calhar, até vou. Uma boa barrela nunca fez mal a ninguém.E nesta Cãmara vinha mesmo a propósito .Eu não sei o que é que lava mais branco... Não sei,mesmo. Só sei que a roupa está suja e bem suja.A romper-se até. Andam a atirar-se para o chão, lá para os lados da Junqueira e da São Caetano à Lapa. Na Praça do Município já nem as joelheiras salvam as calças rotas.Volto a dizer que não sei o que é que lava mais branco. Só sei que o dois em um já não chega para branquear o que já está cheio de nódoas. Daí a ideia do três em um. Para evitar uma outra ideia! Sabem qual? A do trinta e um, em que estamos metidos.

16 fevereiro 2007

Descubra as semelhanças...

1)
Gabriela Seara foi constituída arguida.
Fontão de Carvalho foi acusado do crime de peculato.

2)
Gabriela Seara é militante do PSD.
Fontão é independente, eleito nas listas do PSD.

3)
Gabriela Seara suspendeu o mandato.
Fontão continua no exercício das suas funções.

4)
Gabriela Seara disse: “A sucessão dos factos e a constituição de arguida afectam a minha imagem e instalam um clima de suspeição sobre cada acto que venha a praticar. É injusto.
Não tenho condições, apesar de tranquila, para continuar.”

Fontão disse: “Considero que devo manter-me no exercício das funções para as quais fui eleito e de que muito me orgulho.
Fui eleito nas listas do PSD. Esta é uma decisão pessoal e considero que tenho condições para exercer as funções”.

5)
Gabriela Seara anunciou a decisão, em conferência de imprensa, com o Presidente da Câmara e todos os vereadores presentes.
Fontão anunciou a decisão numa conferência de imprensa solitária.


6)
Marques Mendes e Paula Teixeira da Cruz elogiaram a atitude de Gabriela Seara
Hoje, 6ª feira, estaremos cá para ver o que irão dizer…

Pesadelo

Aguardo em jubilosa esperança,não a vinda de Cristo Salvador mas, uma palavra do PSD distrital e oficial.Nestes momentos difíceis é que importa saber onde pára a credibilidade. Tirem-nos deste pesadelo...

Gripe das aves

Será que o vírus da gripe das aves ja chegou à Praça do Município e nós -os alfacinhas- ainda não tinhamos dado por isso?
A pergunta é pertinente. Porque, como não há explicação racional, nem política para aquilo a que assistimos esta noite, só um factor viral pode explicar o inexplicável.
Será que este pesadelo só termina quando tivermos todos depenados e com pele de galinha?
Bom senso e caldos de galinha estão a ser bem precisos...

15 fevereiro 2007

Rumores

Corre por aí que querem demitir Maria de Lurdes Rabaça de Directora de Departamento da Educação e Juventude.
Só um louco o faria.E como creio ser impossivel acumular ao cargo de Vereador a sintomatologia da loucura , não quero acreditar no que corre por aí...
Será que o Presidente da Cãmara estará ao corrente? Não creio!

13 fevereiro 2007

Parque Mayer

Muito se tem dito e escrito sobre o Parque Mayer nos últimos tempos em Lisboa.

É precisamente sobre o Parque Mayer que eu pretendo escrever, mas o outro Parque Mayer. O da Cultura. O da Revista. Sem BragaParques!

Já viram isto?!...

Se não viram, recomendo vivamente. É mais uma revista à Portuguesa, com humor, com inteligência, com ironia, etc. Enfim, um serão bem passado e que nos põe bem dispostos.

Ao actores e produtores desta revista, aqui ficam os meus parabéns.

E um repto: continuem! Em defesa do Parque Mayer! Em defesa da nossa Cultura!

12 fevereiro 2007

Lx Terramoto

Abalo de 6 graus sentido em Lisboa e sul do país

O Instituto de Meteorologia registou hoje, cerca das 10:36, um sismo de grau 6 na escala de Richter, com epicentro a 160 km do cabo de S. Vicente. O abalo foi sentido especialmente na zona metropolitana de Lisboa e nos distritos de Leiria, Santarém, Évora, Beja e Faro, entre outros. Uma fonte do Regimento Sapadores Bombeiros de Lisboa, citada pela agência Lusa, adiantou que não foi recebido nenhum pedido de ajuda. O Serviço Nacional de Bombeiros e Protecção Civil ainda não conhece eventuais danos causados pelo sismo.

11 fevereiro 2007

O SIM alfacinha

RESULTADOS: LISBOA

Freguesias apuradas 53

Freguesias por apurar 0

Inscritos 523725

Votantes 253660 48.43%

Em Branco 2993 1.18%

Nulos 1723 0.68%

Sim 168031 67.50%

Não 80913 32.50%

10 fevereiro 2007

Vote

Terminou a campanha e entrámos no chamado período de reflexão.

No Domingo, exerça o seu direito, cumpra o seu dever e


VOTE !


E já agora, bom fim de semana.

08 fevereiro 2007

ABORTADO O DEBATE AO IVG NA AML

O plenário da Assembleia Municipal deliberou, por maioria, sob proposta do Bloco de Esquerda, a 24 de Outubro de 2006, realizar um debate público sobre "a descriminalização da interrupção voluntária da gravidez", mandatando para tal a Conferência de Líderes.
Ora curiosamente esse debate não se veio a realizar, não obstante o voto maioritário dos deputados municipais nesse sentido, pelo que várias questões se podem colocar. Assim, por forma a que possa concorrer deixo-lhe algumas pistas:
1ª - A Assembleia teve um calendário de reuniões tão intenso, designadamente em Janeiro, pelo que não foi possível agendar tal debate. Verdadeiro ou Falso?
2ª - A Assembleia já tinha promovido outras iniciativas congéneres, razão pela qual não se justificava uma sobreposição parcial. Verdadeiro ou Falso?
3ª - O tema afinal não tem grande relevância, encontrando-se a generalidade dos lisboetas devidamente esclarecidos, pelo que não se justificava o debate. Verdadeiro ou Falso?
4ª - A Assembleia Municipal já está habituada a que não sejam cumpridas as moções e deliberações que aprova nos seus plenários. Verdadeiro ou Falso?
5ª - A Assembleia Municipal quer inaugurar uma nova postura de debates, a realizar após os eventos, por forma a dar uma postura de originalidade, designando-se como "Debates Ratificativos". Verdadeiro ou Falso?
Estas são algumas das questões que se podem colocar à ausência do debate público sobre a descriminalização da interrupção voluntária da gravidez, decidido maioritariamente, após largo debate no plenário da AML, por forma a organizá-lo naturalmente antes do referendo e auto vinculando-se à sua concretização. Possivelmente haverá outras justificações, mais simples ou complexas, mas pena é que não tenha concretizado uma orientação que a própria Assembleia deliberou, pois quando não se cumpre no próprio órgão, torna-se mais difícil a crítica aos órgãos exteriores, pois a primeira fiscalização deve ser sempre na nossa própria casa.

Medalhas Alfacinhas (2)

Ainda sobre a recente atribuição de 7 medalhas de honra da Cidade aqui ficam os resultados:

Proposta nº. 15/2007 (Subscrita pelo Sr. Presidente)
Aprovar a atribuição da Medalha de Honra da Cidade a Maria Keil, nos termos da proposta;
Aprovada por escrutínio secreto com 16 votos a favor e 1 abstenção

Proposta nº. 16/2007 (Subscrita pelo Sr. Presidente)
Aprovar a atribuição da Medalha de Honra da Cidade a Manuel de Brito, a título póstumo, nos termos da proposta;
Aprovada por escrutínio secreto com 17 votos a favor

Proposta nº. 17/2007 (Subscrita pelo Sr. Presidente)
Aprovar a atribuição da Medalha de Honra da Cidade a Irisalva Moita, nos termos da proposta;
Aprovada por escrutínio secreto com 16 votos a favor e 1 abstenção

Proposta nº. 18/2007 (Subscrita pelo Sr. Presidente)
Aprovar a atribuição da Medalha de Honra da Cidade a José Hermano Saraiva, nos termos da proposta;
Aprovada por escrutínio secreto com 15 votos a favor, 1 voto contra e 1 abstenção

Proposta nº. 19/2007 (Subscrita pelo Sr. Presidente)
Aprovar a atribuição da Medalha de Honra da Cidade a Mário Moniz Pereira, nos termos da proposta;
Aprovada por escrutínio secreto com 17 votos a favor

Proposta nº. 20/2007 (Subscrita pelo Sr. Presidente)
Aprovar a atribuição da Medalha de Honra da Cidade a Luís Figo, nos termos da proposta;
Aprovada por escrutínio secreto com 16 votos a favor e 1 abstenção

Proposta nº. 21/2007 (Subscrita pelo Sr. Presidente)
Aprovar a atribuição da Medalha de Honra da Cidade a Jorge Sampaio, nos termos da proposta;
Aprovada por escrutínio secreto com 13 votos a favor, 1 voto contra e 3 abstenções


O voto, como se vê, é secreto.

Como se vê também, a votação de Jorge Sampaio foi a mais fraca das 7.

Não será difícil perceber quem foram os 4 vereadores que votaram contra ou se abstiveram.

A eles, aqui fica esta referência.
A eles, aqui deixo o meu agradecimento.

Medalhas Alfacinhas (1)

Ao regressar do estrangeiro no passado fim de semana, fiquei a saber que, durante esta minha ausência, terá havido uma reunião de Câmara em que se atribuíram algumas medalhas de honra da Cidade de Lisboa.
Há uma em concreto que não posso deixar de comentar aqui: a atribuição da medalha a Jorge Sampaio.

Independentemente dos méritos ou deméritos da acção de Jorge Sampaio à frente da CML e sobre os quais me dispenso de escrever agora, há, nesta condecoração, uma questão política, e é essa que motiva este texto.

Jorge Sampaio foi, para todos os efeitos, um Presidente da República que objectivamente prejudicou o País, o Governo, o PSD e o seu líder de então: Pedro Santana Lopes.

Todos nos lembramos daquele inenarrável período de reflexão a que o PR se remeteu antes de decidir dar posse a Pedro Santana Lopes como 1º ministro, naquilo que foi uma telenovela ridícula que mais não fez do que alimentar a instabilidade política no país e fragilizar o Governo que viria a tomar posse.

Todos ficámos a saber, pelo próprio, que Jorge Sampaio andou a fazer telefonemas e a sondar outros destacados militantes do PSD, numa tentativa de arranjar uma alternativa ao nome de Santana Lopes. Um Presidente, supostamente de todos os portugueses, a meter-se em assuntos internos de um partido que nem sequer é o seu.

Todos assistimos ao condicionamento de um Governo, feito por um Presidente, como não há memória em Portugal. Ninguém consegue governar com uma ameaça de dissolução permanente, e com o Palácio de Belém a ser palco e caixa de ressonância de tudo e todos os que se opõem ao Governo.

Todos testemunhámos o desrespeito do Presidente por um Parlamento democraticamente eleito e por uma maioria absoluta disposta a governar e concluir o mandato que o Povo lhe tinha dado.

Todos ouvimos o Presidente anunciar que dissolvia a Assembleia da República, com base em episódios sem que, até hoje, tivesse concretizado ou enumerado os ditos.

Todos sabemos que não se julga a acção de um Governo em apenas 4 meses.

Todos percebemos que tudo isto foi feito nos timings do PS, dando-lhe assim tempo de se reorganizar sob a liderança de José Sócrates e preparar-se para eleições.

Pois bem, foi este ex-Presidente da República que o actual Presidente da Câmara de Lisboa se lembrou agora de homenagear, atribuindo-lhe a medalha de honra da Cidade.

Esta atitude só pode merecer a minha condenação.

Se a atribuição desta medalha fosse votada em Assembleia Municipal teria inquestionavelmente o meu voto contra.

Porque em política é preciso ter memória.

Porque em política nem todos somos ingratos.

06 fevereiro 2007

Assembleia Municipal

Reune hoje, após um longo período de descanso...

Ordem de Trabalhos:

Ponto único: Reflexão e Debate do actual momento político do Município.

03 fevereiro 2007

De volta!

Dia 6 de Fevereiro retomarei a escrita neste blog!